Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Comemoração dos 133 anos de Campos Novos encerra com record de público

Durante todo o mês de março Campos Novos comemorou seus 133 anos de emancipação politico-administrativa. Foi um mês inteiro de eventos proporcionados pela Administração Municipal de forma gratuita à população camponovense. Um mês que encerrou com sucesso total neste final de semana, no Complexo Esportivo Municipal, palco de grandes shows nacionais que emocionaram o público.
Abrindo os festejos, na sexta-feira (28/03) mais de 10 mil pessoas acompanharam os shows de U2 Connection e da Banda Merco Sul.
No sábado mais de 30 mil pessoas participaram do show nacional de Bruno e Marrone. No domingo um público ainda maior, 35 mil pessoas cantaram com Victor e Leo seus grandes sucessos.
Além da expressiva participação do público nos shows, os visitantes conferiram as exposições da Indústria, Comércio e Turismo, neste ano com um novo local, num pavilhão montado já na entrada do Complexo Esportivo. Outro atrativo ao público foram os passeios de helicóptero. Já as crianças se divertiram no parque infantil inflável montado junto à festa.
As comemorações foram consideradas um sucesso devido às parcerias realizadas, afirmou o presidente da Comissão Central Organizadora – CCO, Márcio Azevedo. “Para a realização das comemorações de 133 anos de Campos Novos, a parceria da Administração com a CDL e Acircan, assim como de todos os patrocinadores e outras entidades durante o mês de março, foi fundamental. Queremos agradecer o empenho e esforço de todos”, declarou o presidente da CCO e Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Márcio Azevedo.
Diversas autoridades também passaram pelo Complexo Esportivo durante os dias festivos, entre elas o deputado estadual Romildo Titon, o deputado federal Valdir Colatto, o presidente da Câmara de Vereadores Rui Tomazoni, o Secretário Regional Vilibaldo Schmid, prefeitos da região, vereadores e secretários municipais.
O prefeito Nelson Cruz e o vice Jairo Luft contentes com o sucesso das festividades agradeceram a participação da população local e regional. “Depois de um mês inteiro de atividades onde tivemos uma grande participação da população queremos agradecer de coração a cada um que esteve presente comemorando o aniversário de Campos Novos junto com a Administração e todos os parceiros que acreditaram nesta festa”, destacou Nelson Cruz.

ASCOM – Prefeitura de Campos Novos

Evento promove discussão sobre cuidados com os rios de Lages

O Instituto Çarakura atua em parceria com a empresa Sulcatarinense, que executa a obra de construção da avenida Ponte Grande. Está sendo desenvolvido um programa de educação ambiental envolvendo a comunidade do entorno do rio
Para encerrar as atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, aconteceu na quinta-feira (27), no teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento Diálogos sobre a água: reflexão para uma nova perspectiva de cuidados com os rios de Lages. A iniciativa foi do Instituto Çarakura e a empresa Sulcatarinense com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e a Secretaria de Educação. Estão envolvidos ainda o Grupo Garis, Centro Vianei (através do projeto Carbono Social) e o Instituto José Paschoal Baggio (com o projeto Carahá de Cara Nova).
Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente apresentaram os resultados positivos da segunda edição do Margem Limpa Rio Carahá, realizada no dia 22, como o aumento no número de voluntários na ação e a diminuição da quantidade de resíduos retirados das margens, apontados pela bióloga da secretaria, Michelle Pelozato.
O Instituto ÇaraKura, que instigou a discussão, é uma organização não governamental ambientalista (ONG) fundada em 2007 e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesses Públicos (Oscip), que desenvolve projetos e ações ligados à educação e à pesquisa de tecnologias sustentáveis. Em Lages atua em parceria com a empresa Sulcatarinense, que executa a obra de construção da avenida Ponte Grande. Está sendo desenvolvido um programa de educação ambiental com a comunidade do entorno do rio no período da obra, que deve durar cerca de dois anos.

Câmara pede informações sobre vagas nas creches

No pedido de informação 013/14, aprovado na sessão deliberativa de segunda-feira (31), o vereador João Maria Chagas, solicita saber do Executivo quantas crianças ainda aguardam vagas nos Ceim’s do Município de Lages, quantas estão fora de sala de aula e o que é necessário para conseguir uma vaga nos Centros de Educação Infantil.
O Executivo tem até 30 dias para encaminhar resposta à Câmara Municipal.

Texto: Lizzi Borges

Avião que será fabricado em SC é lançado oficialmente

O protótipo da aeronave que será fabricada em Santa Catarina foi apresentado nesta segunda-feira, 31, na matriz da Novaer Craft, em São José dos Campos, São Paulo. O presidente da SC Parcerias e Participações (SCPar), Paulo César da Costa, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, e o prefeito Elizeu Mattos participaram da cerimônia.
Os projetos do T-Xc serão feitos em Florianópolis, e os processos de fabricação e montagem acontecerão em Lages, em uma área próxima ao aeroporto federal do Antônio Correia Pinto de Macedo. “O Estado reúne as condições ideias de estrutura, mão de obra qualificada e iniciativa empreendedora que o projeto exige”, diz o presidente da SCPar, Paulo César da Costa.
O Governo do Estado é um dos parceiros do empreendimento, viabilizando incentivos fiscais para que Santa Catarina se torne um polo tecnológico aeroespacial. O governador Raimundo Colombo firmou o acordo com a empresa em setembro de 2012, durante uma reunião na sede da Fiesc. Depois disso, a Novaer Craft iniciou o desenvolvimento do protótipo da aeronave. A próxima etapa é a realização dos testes de solo. Posteriormente, virão os primeiros voos.
De acordo com o site da empresa, a versão utilitária da T-Xc possui quatro lugares, e foi projetada para a aviação civil. A meta é fabricar mais de cem unidades por ano em Santa Catarina. “A Serra Catarinense será reconhecida nacionalmente como um polo de fabricação de aviões, e os impactos sociais e econômicos refletirão positivamente no processo de crescimento da região”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.

Acolhimento Lages: Conhecidos os vencedores do concurso de fotografias da Saúde

A cerimônia de entrega dos prêmios, pelo prefeito Elizeu Mattos e a secretária de Saúde, Cristina Subtil, ainda será agendada, mas está prevista para até 10 de abril 
A fotógrafa Elisandra Pandini venceu o concurso de fotografias “Acolhimento Lages”, promovido pela Secretaria de Saúde. A iniciativa do evento partiu da Diretoria de Atenção Básica em complementação ao trabalho que tem sido feito junto às equipes para o acolhimento com a classificação de risco. Os três vencedores serão premiados, sendo que Elisandra Pandini, que conquistou o primeiro lugar com a imagem “Mãos de amor que acolhem”, receberá um Tablet Samsung Galaxy Tab 3 3G com Tela 7 SM-T2110, 8GB e Processador D.
O segundo prêmio, o valor de R$ 500, será entregue a Priscila Bonatto, vencedora com a imagem “Assim recebe-se o cidadão” e, por fim, Nando Velho, com a foto “Amor, eterno amor...”, terá menção honrosa. Os prêmios são frutos de doações. Todos terão seus créditos exibidos. A cerimônia de entrega dos prêmios, pelo prefeito Elizeu Mattos e a secretária de Saúde, Cristina Subtil, ainda será agendada, mas está prevista para até 10 de abril.

19 fotos selecionadas


Das 60 imagens que foram enviadas por amadores e profissionais, 19 foram selecionadas e seus autores receberão certificado de participação. A escolha dos ganhadores aconteceu no dia 21 de março, com análise de material feita por uma comissão julgadora formada por sete profissionais. Cada concorrente pôde enviar até cinco fotos. Os critérios adotados para atribuição das pontuações foram tema, iluminação, foco, cores e impacto visual. As inscrições, com recebimento das fotos para julgamento, foram realizadas entre 8 de dezembro de 2013 e 14 de março de 2014.

Exposição 


No período entre 31 de março e 11 de abril, as fotos selecionadas estarão expostas ao público em geral e para as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após a exposição, equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) selecionarão um conjunto de fotografias que deverão fazer parte dos ambientes das UBSs. Estas imagens serão reproduzidas, emolduradas e encaminhadas para exibição em suas salas de recepção.

Uso correto das vias públicas é tema de palestra

A primeira ocorreu na semana passada, no Orfanato Nossa Senhora das Graças, no bairro Popular
A Diretran, através do Núcleo de Educação no Trânsito, e em parceria com a Prosul, ministra palestras com o tema “Uso correto das vias públicas”. A primeira ocorreu na semana passada, no Orfanato Nossa Senhora das Graças, no bairro Popular, com a participação de 60 pessoas entre alunos, professores técnicos e agentes de trânsito. Ministrada por agentes de trânsito e pela gerente da Diretran, Adriana Dolberth, a dinâmica será levada a professores, agentes de saúde, representantes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e líderes comunitários, no dia 7 de abril, às 8h, na sede do Sindicato dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel).

Semana de Cosmetologia e Estética da Uniplac com inscrições abertas

Acontece entre os dias 7 e 10 de abril na Universidade do Planalto Catarinense a VI Semana Acadêmica de Cosmetologia e Estética da Uniplac. Voltado para os acadêmicos do Curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética, bem como os interessados pelas atividades propostas, o evento envolverá profissionais da área que compartilharão práticas e experiências para enriquecimento de conhecimentos gerais e específicos da área.
Os temas das palestras serão “Células Tronco no Rejuvenescimento Facial” com Mônica Valfré; “Amor” com Juliana Ramos Ribeiro; “Penteados” com Serginho Beauty e “Demaroller” com o Doutor Fábio Borges.
Este ano, o evento conta não só com palestras, mas também com alguns workshops: “Cintura Fina: Cosmetologia ativada para o controle da síndrome da desarmonia corporal”, por Mônica Valfré e “Colorimetria” por Patrícia Antunes.
As atividades se dividem nos períodos vespertino e noturno. Os workshops acontecem na parte da tarde, enquanto as palestras iniciam-se sempre às 19h.
As inscrições para o evento devem ser realizadas no Laboratório de Cosmetologia da Uniplac com a Técnica responsável do local. O valor das palestras é de R$ 20,00 para acadêmico e R$ 30,00 para a comunidade, enquanto a inscrição dos workshops é no valor R$ 5,00.

Estação Bike tem participação de 124 ciclistas

Neste ano de 2014 já foram realizados dois passeios ciclísticos. Em 2013 houve cinco edições
Realizado no último sábado de cada mês, o passeio ciclístico Estação Bike ocorreu dia 29 de março, promovido pela Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Atenção Básica (Nasf). Participaram 124 ciclistas e o percurso foi de dez quilômetros, com saída da praça Joca Neves, passando pelas ruas e avenidas Otacílio Vieira da Costa, Castro Alves, Belizário Ramos, rótula do Triângulo, Dom Pedro II até encontrar a Belizário novamente, e dali houve o retorno ao ponto de partida. Este percurso foi feito em uma hora.
Para os próximos passeios, a coordenadora Lisandra Konrad disse que as inscrições poderão ser disponibilizadas também on-line. “E são gratuitas. Cada participante recebe uma camiseta e uma cartela com a qual concorre ao sorteio de brindes”, destaca. Neste sábado foram sorteadas três bicicletas uma para pessoa adulta e duas para crianças, doadas pela Secretaria de Saúde (duas) e Cycles Beto (uma).
O Estação Bike tem por objetivo incentivar o uso da bicicleta como instrumento para a prática de esporte e atividade física saudável e essencial de combate ao sedentarismo. O estudante Felipe Fagundes Alves, 10 anos, participou do passeio pela segunda vez. Ele reside no bairro Petrópolis e esteve pedalando em companhia do amigo Acácio Gonçalves Barbosa. “É saudável”, sintetiza Felipe. O ex-vereador Milton Matias, 64 anos, estava no Estação Bike acompanhado do filho Gustavo, 9 anos. “Sou apaixonado por bicicleta e faço o trajeto Lages-Otacílio Costa, com frequência. Ando de bicicleta por recomendação médica”, destaca.

Instituto desenvolve projeto de Educação Ambiental em escolas da Ponte Grande

Está contribuindo com o aprendizado das crianças. São repassados valores para a vida toda, além de ser muito importante trabalhar o lado social, já que haverá um impacto grande na vida delas quando construída a avenida.” Daiane Anselmo
As escolas municipais Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Santa Maria, e a Mutirão, no Habitação, foram as primeiras a serem contempladas com o programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Instituto Çarakura, nas unidades escolares do entorno da avenida Ponte Grande, que está em construção. O trabalho foi iniciado na sexta-feira (28) nas duas unidades.
Os alunos, tanto das séries iniciais quanto do ensino fundamental, tiveram contato com conceitos sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. De acordo com a coordenadora do programa, Andrea de Oliveira, a abordagem é feita de acordo com a idade das crianças, sendo de forma lúdica para os menores. “Trabalhamos com elementos como a contação de histórias, oportunizando contato com bonecos e fantoches e abordagem através de uma linguagem apropriada de acordo com os diferentes níveis de idade”, comenta Andrea.
Em especial nas escolas às margens do rio Ponte Grande está sendo abordada a questão da despoluição do rio, aproveitando que em 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água. “Essa comunidade está vivendo as mudanças com a construção da avenida, então esta é uma forma de trabalhar questões como sustentabilidade e a preservação do rio”, descreve.

Goleada e WO marcam regional de campo

A rodada deste fim de semana do Campeonato Regional de Futebol de Campo, no Estádio Municipal Wilmar Ortigari (Ortigão) foi marcada pela goleada de 8 x 0 da equipe da Aero Dance sobre o time que representa Ponte Alta. O destaque do domingo foi o WO da equipe de Brunópolis, dando assim a vitória para o time do São Francisco/Fobran, pelo placar de 1 X 0. Outros resultados podem ser acompanhados na tabela abaixo. O próximo fim de semana será de definições e encerra a primeira fase da competição.

Fundação Uniplac novamente encaminha proposta de acordo da Hora Atividade

Após anulação da sentença determinada pelo Tribunal Regional do Trabalho - TRT/SC, em 04 de dezembro de 2013 e em nova audiência realizada em 12 de março de 2014, agora com a participação do Ministério Público do Trabalho – MPT, ficou acordado que a Fundação Uniplac encaminharia até dia 31 de março proposta constando as condições para acordo relativo à ação que trata da hora-atividade. Diante disso, os procuradores da Fundação protocolaram a referida proposta no MPT, nesta data.

Prefeito assina ordem de serviço para a troca do gramado do estádio

Elizeu Mattos, acompanhado do superintendente da FME, Armando Mello Júnior, dará autorização à empresa Terra Verde para o início das obras 
Nesta terça-feira (1), na Sala de Espelhos da Fundação Municipal de Esportes (FME), em anexo ao ginásio de esportes Jones Minosso, a partir das 10h, acontecerá a entrega da ordem de serviço para a troca, por completo, do gramado do estádio municipal Vidal Ramos Júnior. O prefeito Elizeu Mattos, acompanhado do superintendente da FME, Armando Mello Júnior, dará autorização à empresa Terra Verde para o início das obras.
De acordo com o superintendente, será feita a nivelação e a drenagem do campo para que o gramado possa ser colocado. “O processo deverá levar cerca de um mês para ser finalizado. Após a troca, manutenções serão feitas durante todo o ano, para manter a qualidade”, comenta. O valor total da ordem de serviço é de R$ 106 mil.

Em Lages, governador inaugura obras em escolas e assina convênios e editais

Nesta terça-feira, 1º, o governador Raimundo Colombo e o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, irão inaugurar as arenas multiuso das escolas estaduais Armando Ramos de Carvalho e Melvin Jones, em Lages. O Governo investiu R$ 1,4 milhão em cada arena. Também serão assinados os editais de licitação para as reformas de escolas estaduais, e convênios com o hospital Nossa Senhora dos Prazeres e a prefeitura.
Escola Armando Ramos de Carvalho: A inauguração da arena multiuso da escola Armando Ramos de Carvalho, no bairro Bela Vista, está programada para as 15h30. São 1.250 metros quadrados, com quadra poliesportiva, palco, salas para a realização de atividades culturais e recreativas, vestiários e arquibancadas.
Escola Melvin Jones: Às 16h30, acontece a inauguração da arena multiuso da escola Melvin Jones, no Morro do Posto. No mesmo ato, o governador e o secretário regional assinarão os editais de licitação para as reformas e ampliações das escolas Flodoardo Cabral, Industrial, Godolfin Nunes de Souza e Visconde de Cairú e Jorge Augusto Neves Vieira em Lages; Cedup Caetano Costa e escolas Mauro Gonçalves Farias e Leovegildo Esmério da Silva, em São José do Cerrito; escola Fazenda Olinkraft, em Otacílio Costa; escola Irmã Gertrudez, em Ponte Alta; e João Paulo I, em Correia Pinto.
Hospital Nossa Senhora dos Prazeres: Em seguida, Colombo e Gabriel Ribeiro farão uma visita ao hospital Nossa Senhora dos Prazeres, e assinarão a documentação referente à renovação do convênio entre o Estado e a unidade de Saúde para o custeio dos serviços de urgência e emergência. O contrato prevê a liberação de um total de R$ 1,9 milhão ao longo deste ano. O valor será pago em nove parcelas de R$ 212 mil.
Prefeitura: E às 18h, serão assinados convênios entre o Governo do Estado e o município para a pavimentação de ruas e avenidas de Lages. Entre elas, a avenida das Torres, no valor de R$ 1,3 milhão, e Bernardo Kuster, no valor de R$ 1,7 milhão. O ato acontecerá na prefeitura.

Berlanda Curitibanos Futsal estreia com casa cheia

Com o ginásio do Onofrão lotado, a equipe da Berlanda Curitibanos Futsal estreou na noite de ontem, sábado (29), no Campeonato Estadual de Futsal, categoria 1ª Divisão. A equipe da Adesp Futsal de Pinhalzinho foi o primeiro adversário e venceu a partida pelo placar de 6 x2.
No primeiro tempo de jogo a equipe da Berlanda Futsal não foi bem em quadra, sofrendo 6 gols do adversário. O jogador Maurício Farias, marcou para a Berlanda, fechando o primeiro tempo em 6 x 1. No segundo tempo, novamente Maurício aos 27 segundos de partida marcou o segundo gol para a Berlanda. A equipe de Curitibanos melhorou de produção, mas não converteu em gols. O próximo jogo da Berlanda Curitibanos Futsal será no sábado (5), contra a equipe do Mafra Ferromax, no ginásio Clube Zepelin, em Mafra.

Jornal A Semana

1º Desafio Semasa na Carahá: aberto o período de inscrições

As inscrições podem ser feitas através do site www.corridaecaminhadalages.com.br, até à meia-noite do dia 7 de abril 
No dia 12 de abril, um sábado, a partir das 15h, acontece o 1º Desafio Semasa na Carahá: Corrida e Caminhada pela Saúde. A concentração será em frente à Associação Empresarial de Lages (Acil), no Centro. O percurso será de dez quilômetros para a corrida e cinco para a caminhada. As inscrições podem ser feitas através do sitewww.corridaecaminhadalages.com.br, até à meia-noite do dia 7 de abril.
Para se inscrever é necessário marcar a opção em que deseja participar (corrida ou caminhada), aceitar o termo de responsabilidade, preencher os dados necessários e imprimir o comprovante de inscrição. Não há custos. No dia, a Acil dará apoio aos participantes, segundo um dos idealizadores do projeto, Álvaro Mondadori (Joinha). O evento a ser realizado foi incluso no calendário oficial do maior site de corridas do Estado, o www.corridassc.com.br.

Primeiros inscritos


Os primeiros 500 inscritos em tempo hábil, através do site www.corridaecaminhadalages.com.br, e munidos do comprovante de inscrição, poderão retirar os seus kits de participação horas antes do evento, no local em que se dará a largada. De acordo com o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Armando Mello Júnior, o foco principal é a participação da comunidade, visando o bem-estar e a saúde. Durante a concentração, os participantes poderão fazer aulas de performance com profissionais especializados, de diferentes academias, e prestigiar apresentações culturais.

Premiação


Para os cinco primeiros colocados, masculino e feminino, os prêmios serão troféus e em dinheiro; os demais receberão medalhas. Serão duas largadas, a primeira para a modalidade de corrida, e logo em seguida para a caminhada. A sugestão é que o participante faça uma alimentação leve. Ao longo do percurso, equipes da área da saúde, inclusive com ambulâncias, acompanharão os atletas para prestar ajuda em casos de emergência.

Comissão fiscaliza obras do Complexo Ponte Grande

Segundo a coordenadora do Projeto de Trabalho Técnico Social, Maria Aparecida da Fonseca, 50% das famílias residentes nas áreas ribeirinhas já foram realocadas, através do aluguel social da prefeitura 
A sétima reunião entre presidentes de associações de moradores e a equipe que desenvolve o Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS) das obras de construção da avenida Ponte Grande ocorreu sábado (29) pela manhã, na sede da associação do Habitação. Houve a apresentação dos fundamentos da Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO), que será instituída por uma Portaria assinada pelo prefeito Elizeu Mattos.
A CAO é formada por representante de cada um dos 15 bairros situados no entorno das obras do Complexo Ponte Grande, incluindo o Vila Mariza; neste iniciará a rede de resíduos que cruzará ao longo da avenida Ponte Grande até a Estação de Tratamento de Esgoto, no Caça e Tiro.
Caberá aos membros da CAO acompanhar a construção e execução das obras, conhecer e fiscalizar a aplicação dos recursos. Desta forma será dado o apoio necessário à participação comunitária na promoção de atitudes e condutas ligadas ao zelo e ao bom funcionamento da obra, bem como das equipes sociais e comunitárias disponibilizadas à sociedade civil.
Após a reunião, que teve a participação de técnicos da Secretaria de Planejamento, foi feita visita nos trechos em obras com o acompanhamento também do secretário Jorge Raineski. Ele chamou a atenção dos líderes comunitários de que a avenida poderá servir de ligação (futuramente) a uma via urbana que receberá o fluxo de veículos a partir do acesso Sul. “Quando ocorrer, toda a área em volta da Ponte Grande será muito valorizada. A avenida é estratégica para o desenvolvimento de Lages”, ressalta.
Outra afirmação do secretário diz respeito à retificação do canal do rio e com isso o escoamento das águas do Ponte Grande se dará a favor da correnteza do rio Caveiras. “Hoje a foz do Ponte Grande compreende um canal que leva às águas contra a correnteza do Caveiras e assim ocorre o represamento e as enchentes. Acreditamos que com a retificação, por conta das obras do Complexo Ponte Grande, o problema seja minimizado”, destaca Raineski.

Mais de 140 alunos realizaram a prova para curso de Protetor Ambiental

No último sábado (29), foi realizada a prova de seleção para o Curso de Protetor Ambiental que acontece em Lages. Foram 198 alunos inscritos de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, destes 143 realizaram a prova que aconteceu na escola Belisário Ramos.
A prova foi feita e aplicada por Policiais Militares Ambientais que atuam na parte operacional de fiscalização ambiental de inúmeros protetores ambientais já formados, e que atualmente são monitores e auxiliam na formação de novas turmas, além do Grupo de Educação Ambiental responsável pela formação das turmas. O resultado será divulgado no dia 07 de abril, serão selecionadas as 50 melhores notas.
O Curso visa desenvolver e abordar temas inerentes às questões socioambientais da região, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de participar das atividades de educação ambiental desenvolvidas pela Polícia Militar Ambiental. Com duração de nove meses, as aulas acontecem uma vez por semana no período vespertino.

Fotos: PMA/ Lages

Autopista Sul e municípios discutem melhorias

 
Prefeitos e representantes dos municípios lindeiros da BR-116, rodovia sob concessão da Autopista Planalto Sul participaram na manhã desta segunda-feira (31), de reunião em Mafra com a equipe técnica da concessionária e o diretor superintendente Antônio Cesar Ribas Sass. A reunião evoluiu para questões pontuais na relação da concessionária com os municípios.
O presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvânio Topanoti fez questão de participar do evento, por entender que os usuários da rodovia e moradores lindeiros não podem ser prejudicados em hipótese alguma. “Esta rodovia não corta apenas quatro municípios, mas atravessa a região e, portanto todas as tratativas são de interesse da Serra Catarinense”, se posicionou Edelvânio Topanoti.
A pauta da reunião contemplava inicialmente assuntos como pontos de acidentes e medidas para redução efetiva; programas e campanhas de responsabilidade social da concessionária em prol das comunidades lindeiras e da redução de acidentes; segurança dos usuários; excesso de peso e obras rodoviárias de interesse.
Mas acabou focando para obras estruturantes como implantação de vias paralelas vicinais, melhorias estruturais e implantações de trevos, obras estruturais de drenagem pluvial em faixas do perímetro urbano, no entorno da rodovia, construção de acessos para trânsito pesado e leve e dentre outros, revitalização de marginais.
O prefeito de Correia Pinto Vânio Forster observou que as discussões com a concessionária estão evoluindo. E destacou a importância destas reuniões da Comissão Tripartite para o cumprimento fiel do contrato de concessão e o atendimento das demandas dos municípios.
Representantes das associações de municípios da região Norte e do Contestado, além da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Fetrancesc, Sindipetro e Crea participaram da reunião. Ficou agendado novo encontro dia 5 de maio na sede da Autopista Planalto Sul, em Rio Negro para dar continuidade as ações de melhorias no processo de concessão.

Concessão


A Autopista Planalto Sul, tem extensão de 412 quilômetros e contrato de 25 anos de duração. A assinatura do contrato foi em fevereiro de 2008 e a cobrança de pedágio iniciou em 19 de dezembro daquele ano, com fim do contrato prevista para 15 de fevereiro de 2033. O investimento previsto durante a vigência do contrato deverá ser de R$ 1,9 bilhão.
O trecho da Autopista Planalto Sul liga Curitiba (PR) à divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul pela BR-116. Todo esse trajeto corta os municípios de Fazenda Rio Grande, Madirituba, Quitandinha, Campo do Tenente e Rio Negro, no estado do Paraná, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Santa Cecília, Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta, Correia Pinto, Lages e Capão Alto, no estado de Santa Catarina. A rodovia foi construída entre as décadas de 1940 e 1950, mas apesar de ser uma rodovia antiga, quase toda ela ainda é de pista simples.

Investimentos e obras


De acordo com o contrato os seis primeiros meses foram dedicados aos chamados trabalhos iniciais, que incluíram melhoria da pavimentação das pistas, sinalização vertical, sinalização horizontal, iluminação e dispositivos de segurança, entre outros.
Após os primeiros seis meses de trabalhos iniciais, começou a fase de obras e implantações previstas no contrato.

Na lista de benfeitorias constam:

• Implantação de 48,3 km de faixas adicionais
• Implantação de 10,2 km de vias laterais
• Implantação de 6 trevos em desnível
• Implantação de 3 passagens em desnível
• Implantação de 7 passarelas
• Implantação de 9 Bases de Serviços Operacionais
• Reforma de 4 postos da Polícia Rodoviária Federal
• Reforma de 2 postos fixos de pesagem
• Implantação de 3 estações meteorológicas
• Implantação de 1 par de call box (telefones de emergência) a cada 2 km (total de 414 unidades)
• Duplicação de 25,4 km no trecho urbano da rodovia, entre Curitiba e Mandirituba.

Equipe de Florianópolis conhece conjunto habitacional no Bela Vista

Eles conheceram, em Lages, o empreendimento Pedro Filomeno, no Bela Vista 
Estiveram em Lages, quinta-feira (27), o secretário-adjunto da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental, Daniel Fernandes; o gerente de relações com as intendências da Secretaria de Obras, Cidnei José da Silveira, e o gerente de Atendimento da Defesa Civil, Adriano Dreveck, de Florianópolis. Na segunda (24), o secretário de Habitação de Lages, Ivan Magaldi Junior, esteve com parte da sua equipe na capital. “Nossa experiência com o Minha Casa, Minha Vida é recente”, justifica Daniel.
A equipe florianopolitana conheceu em Lages o empreendimento Pedro Filomeno, no Bela Vista, destinado a famílias sugeridas pelo Serviço Social da Secretaria de Habitação. A documentação foi analisada pela Caixa Econômica Federal e todos os indicados, de bairros diversos, serão contemplados.
São 300 unidades com previsão de entrega em julho, segundo a executora Casa Alta, de Curitiba (PR), com a obra em fase de ajustes: acabamentos, limpeza, execução de calçadas, pavimentação e pintura externa; 70% da infraestrutura está concluída, além das instalações de saneamento básico e rede de distribuição de água potável estarem sendo finalizadas.

Salão do Livro: Tezza lança livro em sua terra natal

O diretor de Políticas Culturais, Gilson Maximo, agradeceu os parceiros e destacou que, com o sucesso da primeira edição, o evento já tem data para ser realizado em 2015
Considerado um dos maiores literários do país, Cristóvão Tezza lançou neste domingo (30), no Salão do Livro da Serra Catarinense, a obra chamada “O professor”. No mesmo espaço onde brincou quando criança, o escritor, que carrega consigo o sotaque lageano, diz que foi uma feliz coincidência lançar nacionalmente seu mais recente romance na cidade onde nasceu. Os próximos três anos serão dedicados à venda de O professor.
O escritor lageano foi homenageado na cerimônia de encerramento das atividades do Salão do Livro. A deputada federal Carmen Zanotto fez a entrega de uma placa reverenciando Tezza. “É através da cultura que a gente fortalece uma população”, diz a deputada. O diretor de Políticas Culturais, Gilson Maximo, agradeceu os parceiros e destacou que, com o sucesso da primeira edição, o evento já tem data para ser realizada em 2015. “De 6 a 11 de abril vamos fazer o segundo Salão do Livro da Serra Catarinense”, afirma.
Antes mesmo de saber dessa informação, Tezza definiu como fantástico o fato de Lages fazer parte do circuito de eventos literários. Em relação à homenagem, declarou estar muito feliz. “Voltar a Lages, cidade onde nasci e passei momentos muito importantes da minha infância, é maravilhoso”, reitera. Em seu livro “A primeira noite de liberdade”, faz referência a Lages, quando conta sobre a noite em que seu pai morreu.

Infância em Lages


Dona Elin com os filhos. Da esquerda para a direita, Vera Lúcia,
Vicente Luís, Cristovão Cesar e João Batista.
(Lages, 2 de setembro de 1955)
Com 60 anos de idade, Cristóvão Tezza conta que dos quatro irmãos somente o mais velho não é lageano. Filho de pai advogado e mãe professora, o escritor recorda da infância. Lembra que sua casa ficava a uma quadra da praça Joca Neves, espaço onde costumava brincar de pandorga com os amigos. “Na esquina morava a madrinha Ana. Ela fazia um suspiro muito gostoso”, recorda, com saudosismo.
Foi embora para Curitiba (PR) com 8 anos. Antes disso, foi alfabetizado no Colégio Santa Rosa. Iniciou o gosto pela leitura com gibis do Pato Donald, frequentou as matinês no Cine Tamoio e ouviu pelo rádio a Copa do Mundo de 58. “Tive uma infância muito feliz aqui”, conclui.

Lageano conquista estadual de xadrez em Blumenau

Com uma equipe formada por 16 atletas, Lages garantiu o pódio na categoria pré-mirim 
O enxadrista da equipe Lages Xadrez Clube/FME, Luiz Henrique da Silva Bugança, 8 anos, sagrou-se campeão catarinense pré-mirim 2014. O Festival Catarinense da Criança (Fescri), em Blumenau, neste fim de semana, reuniu 164 enxadristas de 12 cidades, entre 6 e 14 anos, masculino e feminino. Em jogo estava a vaga para o Festival Nacional da Criança, em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 18, 19 e 20 de abril.
Em Blumenau, a equipe Lages Xadrez Clube/FME conquistou, além do título, mais seis medalhas. Os premiados foram Luiz Henrique da Silva Bugança (Escola Professor Trajano), campeão sub-8; Isadora Brandão (Colégio Energia), 3º lugar sub-14; Mariana Wolff da Silva Rossi (Centro Educacional), 5º lugar sub-14; Rafaela Brandão (Colégio Energia), 7º lugar sub-14; Clarissa dos Santos Passos (Colégio Univest), 7º lugar sub-10; Gabriel Copini Souza (Escola Municipal Juscelino Kubitschek), 7º lugar sub-12, e Henrique de Oliveira Dickel (Flodoardo Cabral), 10º lugar sub-14.

Atleta pronto para o Brasileiro


Para o técnico Marco Cordeiro, o destaque da cidade foi o título invicto de Luiz Henrique, com seis vitórias em seis partidas e que agora representará Santa Catarina no Campeonato Brasileiro. “Jogador decidido e tranquilo, estamos com uma boa expectativa”, analisa. Luiz Henrique frequenta diariamente a Biblioteca Pública Municipal, recebendo aulas do professor Luciano Justi Antunes, através da Secretaria de Educação.

Olesc


A equipe Lages Xadrez Clube/FME compareceu ao Fescri com 13 enxadristas e, além dos premiados, Yan Henrique Cordeiro (Univest), Vitor Hugo Morais (Escola Municipal Ondina Neves Bleyer), Mariana Velho dos Santos e João Gabriel Magalhães da Silva (Colégio Bom Jesus Diocesano), Carlos Macedo (Escola Municipal Joaquim Henriques) e Dora Blue Bisconsin (Mundo Encantado) disputaram o evento e prosseguem sua preparação para os Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), em Caçador, no mês de setembro.

Elizeu acompanha evento da Novaer em São José dos Campos

Dos aviões produzidos em Lages, 75% serão destinados ao mercado estrangeiro
 
O prefeito Elizeu Mattos estará em São José dos Campos (SP), nesta segunda-feira (31). Ele foi convidado para a cerimônia de “Roll Out” do T-Xc, às 14h, nas instalações da Novaer Craft. Trata-se da apresentação, ao mercado e à imprensa, do produto final da aeronave. Elizeu destaca o esforço da SC Parcerias, sob a presidência de Paulo Cesar da Costa, e do governo do Estado como um todo, no processo de implantação da fábrica de aviões em Lages. “A Novaer já é uma realidade em Lages”, garante. Ela será instalada numa área próxima ao aeroporto federal Antônio Correia Pinto de Macedo.

Reformas da cozinha e refeitório do hospital Tereza Ramos serão inauguradas nesta terça-feira

Depois de passar por amplas reformas, a cozinha e o refeitório do hospital Tereza Ramos reabrem nesta terça-feira, 1º. Às 10h30, o secretario de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, e a diretora geral do hospital, Beatriz Montemezzo, descerrarão a placa alusiva à conclusão das obras.
As estruturas foram modernizadas, com a restauração das redes elétrica e hidrosanitária, substituição de pisos, azulejos, portas e janelas, reforma da cobertura e pintura geral. Os aparelhos e mobiliários são todos novos. O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 1 milhão nas melhorias.
A Cepat Alimentos – empresa contratada por meio de licitação – irá operacionalizar o serviço de nutrição na unidade. Aproximadamente 1.500 refeições são servidas diariamente no hospital. No período das obras, os alimentos foram preparados na sede da antiga fornecedora, a Nutriserra, cujo contrato termina nesta segunda-feira, 31.

Serviço:

O que: Inauguração das reformas da cozinha e refeitório do hospital Tereza Ramos
Quando: Terça-feira, 1º de abril, às 10h30
Onde: Hospital Tereza Ramos

Semana começa com tempo instável e chuva

Depois de um final de semana com ar abafado na maioria das regiões, a segunda-feira começa com mais nuvens e chuva em Santa Catarina. A previsão da Epagri/Ciram é de chuva moderada a forte por alguns momentos, com risco de temporais e vento mais intenso (60 a 80km/h), principalmente no início da manhã. No decorrer do dia a condição de chuva diminui, permanecendo com nebulosidade variável, alternando com algumas aberturas de sol principalmente no Oeste e Meio Oeste. Temperatura em elevação. Vento de nordeste e noroeste no início do dia, passando a sudeste no restante do período, fraco a moderado com rajadas.


Terça-feira


Variação de nuvens em Estado, com mais aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste e, principalmente no início e fim do dia, chuva isolada do Planalto ao Litoral. Temperatura em elevação durante a tarde e em declínio mais acentuado no final do dia. Vento de sul a sudeste, persistente com intensidade moderada.

Fora de casa, juvenis colorados empatam e juniores perdem nos duelos contra a Caçadorense

Os times das categorias de base do Internacional de Lages voltaram a campo neste domingo, contra a Caçadorense (antigo Caçador, que adotou o novo nome neste ano), pelo estadual da Série B. Foi o retorno da base colorada depois da folga na rodada de meio de semana.
Os jogos foram realizados em Rio das Antas, município a apenas 20 quilômetros de Caçador. Na primeira partida, os juvenis empataram por 1 a 1. Djan marcou para os colorados, que abriram o placar da partida. Os juniores perderam por 1 a 0. Foi a primeira derrota da equipe na competição.
Juvenis e juniores colorados voltam a entrar em campo no próximo sábado, em casa, contra o Concórdia. Será a última rodada do turno do campeonato. Os times ainda se enfrentam no returno, dentro dos grupos em que foram distribuídos. As duas melhores equipes de cada grupo seguem para as semifinais da competição.

domingo, 30 de março de 2014

Polícia Ambiental apreende armas de fogo em Capão Alto

Dois homens foram detidos e encaminhados a Delegacia de Polícia de Lages durante a tarde de domingo (30). Eles foram flagrados no interior de Capão Alto, com armas ilegais. Os dois estavam em uma camioneta D-20 que se deslocava pela Localidade Lagoa Grande, a aproximadamente 7 Km do restaurante Queijo e Cia. O veículo foi abordado pela Polícia Militar Ambiental (PMA), que recebeu denuncia de que se tratavam de caçadores.
Um dos homens estava com uma arma calibre 38 de fabricação artesanal na cintura. A outra arma (igual) estava dentro do carro. Os dois revólveres não tinham marca, nem numeração.
Na caçamba da camionete os homens transportavam seis cães, mas não estavam com nenhuma caça. Por esta razão não foram detidos por crime ambiental, e sim por porte e posse ilegal de armas. Na delegacia eles confessaram que usariam as armas para caçar na localidade.

Fotos: PMA/Lages

Futsal: Caça empata jogando em casa

O primeiro tempo foi muito equilibrado, com as duas equipes partindo em busca do resultado 
Em um jogo muito disputado, a equipe do Caça e Tiro/Honolulu/FME empatou com o Floripa Futsal pelo placar de 2 a 2, em casa, no Jones Minosso, para um público de cerca de dois mil espectadores.
O primeiro tempo foi muito equilibrado, com as duas equipes partindo em busca do resultado. O Caça saiu na frente com Fabrício logo aos 3’05”, após jogada ensaiada de falta. O Floripa não sentiu o gol sofrido e partiu pra virada. Vini, após bela triangulação, empatou aos 4’12” e Cani aos 8’45”, em um chute de longe, virou para a equipe da capital.
O jogo continuou truncado, tanto que as duas equipes atingiram o limite de cinco faltas. Faltando 5’32” para o fim da primeira etapa, Paulo tabela com Marino e é derrubado por Vini dentro da área. Pênalti para o Caça. Após muita reclamação do time de Floripa, Fabrício cobra no canto direito baixo e iguala o marcador. Com o limite de faltas estourado nenhuma das duas equipes quis arriscar, cadenciaram o jogo e esperaram o apito final.
Na volta do intervalo, o Floripa estava melhor e dominou o jogo, obrigando Roger, goleiro do Caça, a realizar grandes defesas. Quando o goleiro não conseguiu salvar, Alan, camisa 20 do time lageano, evitou o que seria o terceiro gol dos visitantes com um carrinho salvador quase em cima da linha, após finalização de Jedson.
O Caça só assustou aos 13’59”, quando, em uma belíssima triangulação, Willian Carioca tocou para Fabrício que, de calcanhar, deixou Ferrugem na cara do gol; Nei fez grande defesa, a bola ainda tocou na trave antes de voltar para as mãos do goleiro de Floripa.
Depois disso o rendimento das duas equipes caiu muito e o jogo ficou morno. Sem grandes oportunidades para ambos os lados, o cronômetro zerou e a partida terminou mesmo em 2 a 2. As duas equipes voltam à quadra sábado (5), o Caça e Tiro/Honolulu/FME recebe o Rio do Sul Futsal/FME no ginásio Jones Minosso às 20h30min, mesmo horário que o Floripa Futsal vai a Tubarão jogar contra a equipe do ADU, no ginásio Salgadão.

Jocol: Aberta a maior competição do esporte amador de Lages

São 106 equipes totalizando 369 jogos, sendo 116 nas séries A e B e outros 253 na série C, com a presença maciça de aproximadamente dez mil atletas durante os nove meses de evento 
Na noite de sábado (29) teve início, no ginásio Jones Minosso, com a abertura oficial, os Jogos Comunitários de Lages (Jocol), tradicional e mais acirrada disputa do esporte amador de Lages, envolvendo 26 modalidades, entre elas uma inovação, o xadrez. Futebol de campo, futsal, tênis de mesa e dominó são outras atrações ao longo do ano. Ao todo, a competição deste ano de 2014 reunirá 106 equipes totalizando 369 jogos, sendo 116 nas séries A e B e outros 253 na série C, com a presença maciça de aproximadamente dez mil atletas durante os nove meses de competições.
No futebol de campo serão utilizados os mais diferentes espaços em diversos bairros, recebendo um grande número de expectadores aos finais de semana. O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Armando Mello Júnior, diz que é uma das mais aguardadas e acirradas competições de Santa Catarina. “Ao longo dos anos o Jocol foi se tornando peça fundamental do nosso esporte. É uma forma de valorizarmos ainda mais os nossos atletas”, comenta. Para o coordenador do Jocol, Benedito Carvalho Moura (Dito), os atletas aguardam com ansiedade o início das competições. “A movimentação na FME é intensa no período em que estamos preparando o Jocol”, destaca.

Pedido de torcedora

Estiveram presentes na cerimônia de abertura representantes e atletas das 106 equipes. Para o presidente do Ajax/Morphos, Édson Roberto Sartori (Pardal), o grande destaque ficou por conta da organização. “É uma das melhores”, garante. Torcedora fanática do Jocol, Michele Rodrigueiro fez questão de ressaltar o equilíbrio equipes. “Estou torcendo para que não aconteçam brigas e que os atletas entendam se tratar de um evento esportivo, onde deve ser praticado com profissionalismo e não com rivalidade”, defende Michele.

Agradecimento especial


Feliz com a participação da comunidade, o superintendente da FME, Armando Mello Júnior, fez questão de lembrar a importância dos homenageados e agradecer o apoio da imprensa. “Os nossos homenageados (Célio Muniz Andrade, Antonio Carlos Costa Xavier e Afranio Tadeu Ramos Camargo) possuem uma grande história dentro do nosso esporte lageano. Foi uma escolha justa. Com relação aos nossos amigos da imprensa, só temos a agradecer pelo apoio de sempre e pela força que tem nos dado, levando sempre à comunidade o nosso esporte”, frisa.

Pira olímpica


Emocionado, o atleta encarregado em acender a pira olímpica, Marcos Vinício Schimidt, classificou o momento como ímpar em sua vida. “Tendo participado de muitas competições envolvendo o nosso esporte, o momento de hoje é único para mim, tamanha alegria e emoção em poder representar atletas, equipes, dirigentes e a cidade neste momento. Só tenho a agradecer a Deus por tudo que me concedeu. E dizer da minha paixão pelo esporte de Lages”, destaca.

Viver Brincando realiza 12ª Maratoninha Escolar

O Projeto Viver Brincando realiza, em 16 de abril, a 12ª Maratoninha Escolar, Troféu Rogério Almeida (Nego Losa), no Estádio Municipal de Esportes Ortigão, com entrega de medalhas e brindes aos vencedores do 1º ao 5º lugar de cada categoria, com alunos de 8 a 17 anos. Mais informações pelo telefone (49) 3241-1442.

Secretários de Estado acompanharão lançamento do avião que será fabricado em Lages

Governo de Santa Catarina é parceiro do empreendimento. Acordo foi firmado pelo governador Raimundo Colombo em 2012.

Futuramente, o avião será produzido em série em Santa Catarina. Os projetos serão feitos em Florianópolis, e os processos de fabricação e montagem acontecerão em Lages, em uma área próxima ao aeroporto federal do Antônio Correia Pinto de Macedo. “O Estado reúne as condições ideias de estrutura, mão de obra qualificada e iniciativa empreendedora que o projeto exige”, diz o presidente da SCPar, Paulo César da Costa.
O Governo do Estado é um dos parceiros do empreendimento, viabilizando incentivos fiscais para que Santa Catarina se torne um polo tecnológico aeroespacial. O governador Raimundo Colombo firmou o acordo com a empresa em setembro de 2012, durante uma reunião na sede da Fiesc. Depois disso, a Novaer Craft iniciou o desenvolvimento do protótipo da aeronave, agora concluído.
O Presidente da SC Parcerias e Participações (SCPar), Paulo César da Costa, e o Secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Gabriel Ribeiro, representarão o Governo do Estado no lançamento da aeronave T-Xc, desenvolvida pela Novaer Craft. A cerimônia acontece na manhã desta segunda-feira, 31, na matriz da empresa, em São José dos Campos, São Paulo.
De acordo com o site da empresa, a versão utilitária da T-Xc possui quatro lugares, e foi projetada para a aviação civil. A meta é fabricar mais de cem unidades por ano em Santa Catarina. “A Serra Catarinense será reconhecida nacionalmente como um polo de fabricação de aviões, e os impactos sociais e econômicos refletirão positivamente no processo de crescimento da região”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.

sábado, 29 de março de 2014

Amures reivindica emenda coletiva para obras de acessibilidade

O presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvâno Topanoti defendeu nesta sexta-feira, no Fórum Parlamentar Catarinense em Joinville, a liberação de R$ 19 milhões de emenda de bancada para implantação de obras de infraestrutura de acessibilidade nos 18 municípios da Serra Catarinense. A reunião aconteceu no auditório da Associação Empresarial de Joinville (Acij).
O diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos participou do evento que tinha como foco discutir a expansão da BR-101 e a duplicação da BR-280. Mas como o coordenador do Fórum, deputado federal Marco Tebaldi abriu o encontro para todo tipo de reivindicação, a Amures levou uma das demandas de infraestrutura urbana dos municípios serranos.
Edelvânio Topanoti usou a tribuna para fazer uma exposição de motivos sobre emenda coletiva no valor de R$ 19 milhões, do orçamento do Ministério das Cidades. “Já temos um levantamento preliminar das demandas dos municípios e caso consigamos liberar estes recursos ficará pouco mais de R$ 1 milhão por município para implantação de calçadas e infraestrutura de acessibilidade”, declarou. 
A bandeira dos municípios serranos foi defendida também pelo presidente do Consórcio de Meio Ambiente e Saneamento Básico (Cisama), prefeito de Palmeira, José Valdori Hemkemaier e pela deputada federal Carmen Zanotto. Integraram a comitiva serrana no evento, o prefeito de Correia Pinto Vânio Forster, o vice-prefeito de São Joaquim, Uladimir Demeciano e a prefeita de Capão Alto em exercício, Rita Silvânia Costa.
De acordo com Tebaldi, o Fórum Parlamentar levará todas as demandas governo federal, porque a ideia é reunir de uma só vez vários parlamentares para que a mobilização ganhe força e tenha as reivindicações atendidas.

Delegacias da região serão reformadas

As delegacias de Polícia dos municípios de Campo Belo do Sul e Cerro Negro passarão por amplas reformas estruturais. O Governo do Estado irá investir aproximadamente R$ 40 mil nas obras. Os recursos são oriundos do Pacto Pela Segurança Pública.
Na última sexta-feira, 28, o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, e a Delegada Regional de Polícia Civil, Luciana Rodermel, autorizaram a publicação do edital de licitação para a revitalização e ampliação da delegacia da comarca de Campo Belo do Sul, e entregaram a ordem de serviço para a empresa que irá restaurar a delegacia de Cerro Negro.
"São estruturas antigas, que nunca haviam passado por reformas. As obras tornarão os ambientes mais modernos, melhorando a qualidade dos atendimentos prestados ao cidadão”, disse o secretário Gabriel Ribeiro.

Caravana do PMDB vai a Lages

Peemedebistas da região de Lages receberam, na noite de sexta-feira (28), a caravana liderada pelos senadores Luiz Henrique e Casildo Maldaner e pelo vice-governador e presidente do PMDB, Eduardo Pinho Moreira. Os deputados federais Ronaldo Benedet e Edinho Bez, a deputada estadual Dirce Heiderscheidt, o prefeito Eliseu Matos, o ex-deputado Fernando Coruja, o presidente da Fatma, Gean Loureiro, entre outras lideranças importantes também participaram do evento e defenderam o projeto de reedição da atual aliança, com a certeza de candidatura própria em 2018.
Destacando que o PMDB é Governo e ocupa espaços importantes, num projeto vitorioso que deve ser renovado este ano, os peemedebistas pediram racionalidade. “Como vamos construir um projeto no qual vamos ter que ser contra nós mesmos? Porque ao discordar do atual Governo estaremos discordando do próprio PMDB, do Cobalchini, do Gean, da Ada, da Tânia, de mim e de tantos outros companheiros que não medem esforços para melhorar cada vez mais a vida dos catarinenses”, disse Eduardo Moreira.
“Claro que eu queria usar o 15 no peito agora, mas precisamos ter coerência. Construímos uma história vitoriosa e não podemos colocar tudo a perder, levados pela emoção. Temos que ser racionais, inteligentes, e tomar a melhor decisão”, complementou o presidente do PMDB. 
Ao lembrar as conquistas do PMDB catarinense nos últimos 12 anos, o deputado Ronaldo Benedet destacou a lideranças dos companheiros. “Esses grandes líderes nunca nos conduziram para aventuras, sempre nós colocaram em um caminho de vitória. É do lado deles que eu vou estar, não do governador, mas de nossos lideres, para construir com eles uma candidatura forte e consistente para 2018”, afirmou.
O prefeito de Lages, Elizeu Mattos, que disputou a eleição contra o candidato do governador, discursou afirmando que havendo respeito e compromisso o PMDB vai trabalhar pelo sucesso eleitoral, alinhado a Raimundo Colombo. “Estou falando hoje sem mágoa, esquecendo 2012. Queria estar aqui lançando o senador Luiz Henrique como candidato a governador, pois tenho saudade de seus governos. Mas não é isso que está acontecendo. Então, se o atual Governo respeitar nossos companheiros, tenho certeza que nossos prefeitos vão trabalhar para eleger o governador”, garantiu.
O senador Luiz Henrique encerrou as falas, reforçando a importância da experiência e da análise do contexto político para decidir o futuro do PMDB. “Não há diferenças entre nós. Todos queremos votar no 15 para governador, a única divergência é o tempo. Ainda não é o momento certo. Aritmética política é diferente da propriamente dita. Na propriamente dita 2 + 2 é igual a 4, na política ser o maior partido do estado não irá nos trazer a vitória. Nós, com o tempo de militância, acho que temos experiência para saber que agora não é momento de aventuras”, concluiu.
Neste sábado a caravana segue para Campos Novos e Curitibanos para novos encontros com as bases.

Fotos: Sabryna Sartott
Assessoria de Imprensa PMDB Sempre

Informe do Legislativo Lageano

Unidade móvel para fisioterapia domiciliar


Na moção legislativa 037/14, o vereador David requer ao governo do Estado a criação do serviço de fisioterapia domiciliar assistida por unidade móvel equipada em Santa Catarina. De acordo com o proponente, tal iniciativa deve facilitar o tratamento de pessoas que não têm condições ideais de mobilidade física, sem conseguir se dirigir até as unidades de saúde, e necessitam deste benefício em seus lares.
A matéria relata que a unidade móvel deverá conter equipamentos que existem em uma clinica de fisioterapia e que possam ser eficazes nas sessões designadas por prescrição médica. “Peço que o Governo do Estado possa agir junto do Município e que possamos beneficiar mais de cem pessoas que se encontram acamadas e que precisam deste tratamento”, explicou David.


Mais segurança nas marginais da 282


A colocação de lombadas físicas e o reforço da sinalização de segurança nas marginais da BR-282 é o teor do requerimento 040/14, proposto pelo vereador Pastor Mendes, e encaminhado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e à unidade regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Apesar de ressaltar que as vias marginais garantem maior mobilidade ao tráfego e melhor vazão ao fluxo de veículos, Pastor Mendes aponta que a população dos bairros Frei Rogério, Passo Fundo, São Francisco e São Paulo está preocupada com a ocorrência de acidentes no local. “Na verdade, ali tem se tornado uma verdadeira pista de corrida. Minha preocupação é a prevenção, para que não se aumente mais a estatística de mortes”, comentou o vereador.

Convênio entre os CTG’s e professores de dança


Na moção legislativa 039/14, o vereador João Chagas solicita ao Governo Municipal a criação de convênios entre os Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) de Lages e professores de dança.
O documento explica que os CTG’s são um importante elo cultural de perpetuação da tradição e de valores morais à sociedade, bem como representam o nome de Lages em eventos Brasil afora. No entanto, estas agremiações são formadas por voluntários que têm seus próprios afazeres e não podem garantir a integralidade de seus tempos para garantir a excelência dos grupos.
Por conta disso, Chagas pede que profissionais da dança sejam contratados pelo Município para que ensinem os integrantes a se especializarem em suas apresentações. Em contrapartida, os CTG’s poderiam prestar trabalhos voluntários nas escolas municipais, criando grupos de apresentações artísticas com os estudantes do município, tal como acontece na escola Osni Medeiros Régis.

Pista de Arrancadão no Jockey será tema de audiência da Câmara


Os vereadores João Alberto Duarte, Juliano Polese, Luiz Marin, Marião e Aida Hoffer apresentaram o requerimento 039/2014, que estabelece a data de 10 de abril para a realização de uma audiência pública que vai discutir a possibilidade de implantação de uma pista de arrancadão no Jockey Clube de Lages.
A proposta não agradou aos moradores dos bairros Universitário, Habitação e Várzea que, inclusive, colheram assinaturas em um abaixo assinado solicitando que tal fato não aconteça na região. Eles alegam que um evento dessa grandeza irá gerar poeira, fumaça tóxica, som alto e pessoas bêbadas.
A comunidade ainda alerta que nas proximidades está localizada uma capela mortuária que atende a comunidade. Para eles seria um desrespeito aos familiares que estiverem velando seus entes queridos um evento deste porte.
A sessão, que será realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, contará com a presença de representantes da FATMA, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, da Promotoria do Meio Ambiente e da Defesa Civil. A população pode se inscrever para usar a palavra na audiência até o horário de início da reunião, às 19h.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Cohab/SC abre novas inscrições para programa de reformas habitacionais

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) abriu inscrições para a segunda fase do programa de reformas de moradias destinado a famílias carentes.
Na primeira fase do Programa Reforma Cidadã foram contempladas 256 famílias de 19 municípios catarinenses. Para esta segunda etapa, a Companhia garantiu a liberação de R$ 3 milhões para beneficiar cerca de 500 famílias, com renda de até dois salários mínimos, de todas as regiões do Estado, abrangendo uma população de aproximadamente duas mil pessoas.
“Paralelamente às ações de construção de casas, como o Programa Minha Casa Minha Vida e Programa de Habitação Rural, a Companhia passou a atuar também na melhoria das condições de habitabilidade das famílias de baixa renda”, destacou o diretor presidente, Ronério Heiderscheidt. Cada família contemplada receberá subsídio entre R$ 5 mil e R$ 10 mil para investir, por exemplo, no conserto de telhado ou piso, construção de banheiro anexo à residência, entre outros.
O ingresso no programa é efetuado pelas prefeituras, que terão até 11 de abril para realizar o cadastramento das famílias. O recurso será destinado exclusivamente à compra de materiais para reforma e ampliação das habitações, e a mão de obra será responsabilidade do beneficiário ou da prefeitura.

Procurador-Geral de Justiça visita o prefeito

“O MP pode contar conosco em relação a iniciativas que consolidem ainda mais a cidadania e a prática correta da população em relação à arrecadação de impostos.” Elizeu Mattos 
Na tarde desta sexta-feira (28), o prefeito Elizeu Mattos recebeu o procurador-geral de Justiça, Lio Marin, empossado na quarta-feira (26) no grau mais alto na carreira da instituição. Uma equipe da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público do Estado (MP/SC), além do secretário-geral do MP/SC, Cid Luiz Ribeiro Schmitz; os promotores de Justiça em Lages, Giovanni Gil e Carlos Henrique Fernandes, e o representante da Casa Militar, tenente Carlos Eduardo Steil Silva, compareceram ao encontro.
O procurador-geral divulgou o Programa Saúde Fiscal dos Municípios, que já conta com a adesão de 36 cidades catarinenses. No sábado, dia 22, ele esteve em Urubici durante a Fenahort, quando ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com mais 14 municípios, dos 18 da Serra. A previsão do Ministério Público é de que, até o final deste mês, outros 58 municípios assinem os termos, incluindo Lages. O documento será encaminhado ao prefeito. “Podem contar conosco em relação a iniciativas que consolidem ainda mais a cidadania e a prática correta da população em relação à arrecadação de impostos”, afirma Elizeu.

Caminhão de lenha é apreendido pela Ambiental em Lages

Na tarde de sexta-feira (28), a guarnição realizava patrulhamento na rodovia 282, quando no Km 230 próximo ao trevo que dá acesso ao Salto Caveiras, deparou-se com um caminhão carregado de lenha. Ao todo foram contados 8,3 metros de lenha.
O veículo foi parado e abordado, onde foi constatado que a lenha era oriunda de casca de pinheiro araucária, sendo seu corte e sua comercialização proibida. A lenha oriunda de uma Serraria da Localidade de Fazenda Nova, em São José do Cerrito a qual também foi autuada pela guarnição, estava sendo transportada segundo o motorista para consumo próprio.
Foi instaurado um termo circunstanciado e um processo administrativo ambiental que pode resultar em uma multa, ao final, de até R$ 3.735,00. A lenha foi doada ao 10º Batalhão de Engenharia Civil de Lages.
Com a aproximação do inverno este tipo de fiscalização se torna ainda mais rigoroso. A Polícia Ambiental lembra que o uso de lenha exótica é o mais recomendado para o aquecimento no inverno. Estudos apontam que a lenha exótica possui poder calorífico igual ou melhor que a lenha nativa, isso significa que quem optar por eucalipto ou acácia negra, terá uma produção de calor prolongada. Estas espécies exóticas são bem mais difundidas na região.

Estado libera recursos para apoiar equipe de futsal do Caça e Tiro

O Governo do Estado está liberando R$ 280 mil para o Clube Caça e Tiro. O recurso, oriundo do orçamento da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), será aplicado na manutenção do time de futsal que representará Lages em várias competições oficiais ao longo deste ano. O convênio foi assinado nesta sexta-feira, 28, durante uma reunião entre a diretoria do clube e o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, e o Marcelo Kowalski.
“O Caça e Tiro recolocou Lages no cenário do futsal, fazendo bonito em torneios estaduais e nacionais, e o apoio do Estado chega para fortalecer ainda mais esse projeto vencedor”, diz o secretário Gabriel Ribeiro. No ano passado, a equipe venceu a etapa regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), e sagrou-se campeão da Copa Santa Catarina, garantindo vaga na Superliga Nacional, disputada em Aracajú. O quinto lugar foi considerado expressivo, tendo em vista a força das equipes que participaram da competição.
De acordo com o presidente do clube, José Maximiliano Batalha, o Capela, o recurso repassado pelo Governo representa um terço do orçamento de gastos previsto para o ano de 2014. A equipe disputará os Jasc (representando Lages), a Divisão Especial do Campeonato Catarinense, a Liga Sul (representando o estado), a Copa Santa Catarina, e tentará uma vaga na Copa Brasil em uma seletiva. “Serão inúmeras viagens, e isso envolve alimentação, estadia e despesas administrativas, e as parcerias nos ajudarão a formar um time forte e digno de representar Lages”, diz Capela.

Klabin reduz consumo de água em 54% nos últimos três anos, em Otacílio Costa

Unidade atingiu índice de 28 metros cúbicos de água para cada tonelada de papel para embalagem produzido
A preservação do meio ambiente é uma prioridade para a Klabin, faz parte da gestão da companhia e do dia-a-dia das unidades fabris. E, a água, como importante item para produção de papel e celulose, não poderia estar de fora das maiores ações ambientais da empresa.
Cada fábrica da Klabin tem metas próprias de redução de consumo de água e a companhia atua ano a ano para reduzir ainda mais os indicadores. Um exemplo é o trabalho realizado em Santa Catarina e que se tornoubenchmarkinginternacional no assunto. A Unidade Otacílio Costa, localizada a 223 km da capital catarinense, atingiu o índice de 28 metros cúbicos de água para cada tonelada de papel para embalagem produzido - uma redução 54% em comparação a 2009.
Para alcançar o resultado foi investido R$ 2 milhões. A empresa adquiriu equipamentos para o ciclo de água se tornar fechado, realizou treinamentos periódicos com os funcionários sobre o assunto e implementou torres de resfriamento de água com capacidade de 1.500 m3/h.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promove café em homenagem aos 133 anos de Campos Novos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV promoveu na manhã desta sexta-feira (28/03) um delicioso café da manhã para comemorar o aniversário de 133 anos de Campos Novos.
Participam do ato, o prefeito Nelson cruz, o vice Jairo, o presidente da Câmara de Vereadores, Rui Tomazoni, as secretárias de Assistência Social, Carla Cruz e da Educação, Rosângela Luft, além de outros secretários, diretores, servidores da unidade e alunos.
O programa funciona nas instalações da antiga UEC no bairro Aparecida. Todos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos organizam-se em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), sendo a ele articulados. Previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã. Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Educação investe R$ 1 milhão em suprimentos

Para os Centros de Educação Infantil foram comprados 650 colchões, 300 edredons, 200 cobertores, dois mil travesseiros e mil toalhas de banho
O setor de suprimentos e logística da Secretaria de Educação, localizado na avenida Belizário Ramos (Carahá), recebeu grande quantidade de produtos, que serão distribuídos em todas as escolas municipais a partir da semana que vem. Para a aquisição dos materiais de limpeza e higiene foi realizada licitação no valor aproximado de R$ 1 milhão, com recursos próprios do município. Outro investimento, no valor de cerca de R$ 240 mil, com recurso do programa federal Brasil Carinhoso, foi utilizado para a compra de materiais para a educação infantil.
A distribuição será feita conforme a necessidade apresentada por escola, que enviará relatórios à secretaria informando a quantidade necessária de suprimentos. Para os Centros de Educação Infantil (Ceims) foram comprados 650 colchões, 300 edredons, 200 cobertores, dois mil travesseiros e mil toalhas de banho. “Em algumas escolas a situação das roupas de cama estava bem precária, então vamos substituindo nas unidades que não receberam material novo no ano passado”, afirma a secretária de Educação, Marimilia Coelho.
Também foram adquiridos eletrodomésticos – 12 refrigeradores, dez máquinas de lavar, freezers e móveis como armários e balcões. “Ano passado fizemos compras emergenciais, pois o estoque de materiais estava bastante defasado. Agora teremos suprimentos para o ano todo”, informa a coordenadora da Educação Infantil, Andrea Bortoluzzi.

Escolas terão mobiliário novo


A secretária Marimilia Coelho informa que o recurso na ordem de R$ 500 mil, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa de Ações Articuladas (PAR), do governo federal, já está na conta para a compra do novo mobiliário. As aquisições serão divididas entre as escolas do ensino fundamental e educação infantil. Serão adquiridos kits contendo cadeiras e mesas novas, que substituirão aquelas em estado precário.

Campeonato da Indústria e Comércio


O congresso técnico realizado esta semana definiu o chaveamento de três categorias do Campeonato da Indústria e Comércio(CAFIC), organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de Curitibanos.
A competição de futsal deste ano tem confirmada até o momento 51 equipes, 10 na Primeira Divisão, 10 nos Veteranos e 31 na Segunda Divisão. Na categoria Regional, Masculino e Feminino, devido ao baixo número de equipes confirmadas, o prazo foi estendido até o final de semana.
Disputa: Jogam todos contra todos, sendo que iniciam jogando contra os adversários da chave contrária, e na segunda fase com os times da chave. Classificam os dois primeiros de cada chave para o cruzamento.
O inicio do Campeonato está previsto para o dia 04 de abril às 19h30min, no Onofrão. Cada equipe deverá estar representada por cinco atletas uniformizados. Os jogos acontecerão nas quartas, sextas, sábados e domingos.
Quando houver jogo da equipe que representa Curitibanos na Primeira Divisão do estadual a rodada do sábado não será realizada.

As chaves:


Primeira Divisão:

Chave A: Comaco; Kabinho Chapeação; LSD Representações; Aero dance; Nível Pré-Moldados.
Chave B: Pare e Repare Chapeação; Conjunto Fogo de Chão; Mega Loterias; Gihdak Com. Representações; Myatã.

Segunda Divisão:

Chave A: Açougue Zaguer; Mercado Família; Loja Miriam; Maria Modas.
Chave B: Boi na Brasa; Accord Musical; Machado Tur; União Fosforeira.
Chave C: Mini Mercado 4 Irmãos; Churros & Churros; Faedo & Cia; Berflex.
Chave D: Mercado do Baixinho; Auto Viação Curitibanos; Florestal Pinubras; Brant Móveis.
Chave E: Sindicato do Comércio; Pare e Repare Chapeação; Terraplanagem Faedo; Hollywood Bar.
Chave F: Mazel Auto Peças; Cerealista Confiança; Rica Agropecuária; Comaco B.
Chave G: Marombas Mad. e Papelão; Posto Tomazoni; Compucenter Informática; Auto Elite.
Chave H: Mercado Marombas; Cartão Sbravati; Ana Flávia Fitness.

Veteranos:

Chave A: Araújo Auto Peças; Atlas Atacado; Sup. Mini Preço; Sell Auto Peças; Marombas F.C.
Chave B: VP Pneus; Congelados Quero Mais; Cas Construções; Despachante Fauth; Pare e Repare Chapeação.

Corpo de Bombeiros recebe novo caminhão

O prefeito Nelson Cruz e o vice Jairo Luft acompanharam na manhã desta sexta-feira (28/03) a entrega do novo caminhão do Corpo de Bombeiros do município.
Segundo o Sargento do Corpo de Bombeiros, Ironi Antunes de Oliveira, o novo veículo é uma conquista da comunidade camponovense, e deve auxiliar em ações de resgate e combate a incêndios.
O veículo recebeu investimentos de R$ 450 mil reais, oriundos do programa Pacto por Santa Catarina, do governo do estado.

Oitava edição do Estação Bike acontece neste sábado

Aproximadamente 700 ciclistas já participaram dos passeios anteriores 
Com a previsão do tempo a favor, já que neste sábado (29) as temperaturas deverão oscilar entre 15 e 24 graus centígrados, com sol e algumas nuvens, a oitava edição do Estação Bikemobilizará os amantes e admiradores do esporte sob duas rodas e sem poluição do meio ambiente. O público é diversificado, mas os jovens entre 28 e 30 anos são os mais assíduos. Os ciclistas devem estar de roupas leves e tênis, e lembrar-se do protetor solar e da garrafinha de água. Qualquer tipo de bicicleta pode ser utilizado.
Criado pela Direção de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, mas coordenado e organizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a iniciativa entrou em prática em junho de 2013, sendo cancelada somente em agosto e setembro devido ao mau tempo e suspensa em janeiro por causa das férias dos profissionais envolvidos.
As inscrições serão realizadas gratuitamente, das 16h às 16h45min, na praça Joca Neves, com direito à camiseta e a concorrer a uma das três bicicletas ao final do circuito, como já é de costume. Bicicletas a serem sorteadas para as categorias adulto e infantil são fornecidas pela Secretaria de Saúde, sendo que a empresa Cycles Beto sempre doa uma. Nesta edição, devido ao Salão do Livro, a equipe estará na rua ao lado direito da praça.
Os parceiros do evento são a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Fundação Municipal de Esportes (FME), Diretoria de Trânsito (Diretran), Polícia Militar, Rádios Band FM e CBN, Cycles Beto e Serviço Social do Comércio (Sesc).