O ritual da roda de chimarrão foi explicado pelo historiador e guia de turismo Matias Liz, entre um causo e outro. Jesuelen diz que aprecia o mate e se “atreve” preparar o chimarrão formigueiro. “A gente coloca primeiro a água, depois a erva e, por último, introduz a bomba”, explica a rainha.
Depois de andar a cavalo pela fazenda, o trio conheceu a história da sapecada e forma de preparar a semente. Embaixo do pinheiral, elas juntaram as grimpas, debulharam a pinha, jogaram o pinhão sobre o amontoado de folhas secas e iniciaram a fogueira. “A gente precisa saber como tudo é feito para poder explicar aos nossos visitantes”, diz a princesa Paloma. A sapecada foi acompanhada por um grupo de turistas de Indaial, Gaspar e Itajaí. A comerciante Lucia Petters diz que nunca veio à Festa do Pinhão. “As meninas são muito simpáticas. Depois desse convite, vamos incluir o evento no passeio do feriadão”, garante.
Foto: Marcio Ávila)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva