Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de março de 2015

Agricultores recebem auxílio na produção de silagem em Bocaina

Os agricultores de Bocaina do Sul estão trabalhando no processo de produção de silagem. A colheita do milho, em estado verde, teve início em fevereiro e segue durante todo o mês de março. Para a realização deste trabalho os agricultores contam com o auxílio da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Bocaina do Sul e da Associação dos Produtores rurais(APRUB). Segundo informações do Secretário de Agricultura Clóvis Cruz, esta é uma das melhores épocas do ano para a colheita do milho, visando este tipo de produção. “O corte do milho é feito após cerca de 100 dias do plantio, e o ponto ideal do milho é quando o grão está em estágio farináceo”, explica.
Depois de moídos e armazenados em silos, os pés de milho passam por um processo de fermentação, até se transformarem em silagem. A silagem é um alimento volumoso, usado, principalmente, para alimentar bovinos de corte e leite. Para o Prefeito do Município de Bocaina do Sul Luiz Schmuler a Prefeitura auxilia os agricultores na produção da silagem através do trabalho de aberturas das valas e horas maquinas. O município de Bocaina, também tem sua maior parte de economia voltada para o setor agrícola. Diversos serviços são proporcionados a esses agricultores a fim de mantê-los no campo e auxiliá-los nos trabalhos agrícolas. “A Secretaria de Agricultura, com o apoio do Prefeito Luiz Schmuler, possui importante papel de orientar e fornecer subsídios aos agricultores para que possamos fortalecer ainda mais o setor.
“O nosso desejo é atender as expectativas, primando pela qualidade e priorizando ações sólidas, como a que está acontecendo agora, que é o processo de silagem”, disse o secretário de Agricultura Clóvis Cruz, acrescentando de que o crescimento da atividade de bovino cultura de leite, em Bocaina, é acompanhada pelo aumento da demanda de serviços da Secretaria de Agricultura. A secretaria faz a abertura e limpeza de valas para armazenar e conservar o alimento animal.
Para o secretário, essa ajuda mútua é importante Principalmente porque o maior beneficiado é o munícipe e de acordo com o secretário, essa é a principal preocupação da atual administração.Cruz explica que somente neste ano de 2015 já foram atendidos mais de 60 produtores rurais, totalizando mais de 3.000 toneladas de silo.O secretário lembra ainda que o município já recebeu o calcário disponibilizado pelo governo do estado sendo que cada produtor tem direito a cota de 2.800 tonelada, os interessados devem procurar a secretaria de agricultura do município.

Rodrigo Barth Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva