Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Caminhão de combate a incêndio é repassado à prefeitura pela Aviação Civil

Já se encontra no aeroporto federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, desde a noite de quinta-feira (4), o caminhão de combate a incêndio repassado à prefeitura pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Com esse veículo (computadorizado) totalmente equipado e pronto para entrar em operação, finda a série de exigências técnicas para que o aeroporto de Lages possa receber a Companhia Aérea Azul, a qual mantém avançadas tratativas com a administração municipal para operar voo comercial Lages-São Paulo, via Aeroporto de Campinas, conforme o prefeito Elizeu Mattos.
O novo veículo teve um custo de R$ 1,6 milhão, aproximadamente, e deverá ser entregue oficialmente à municipalidade logo após o feriado de carnaval. Segundo o prefeito Elizeu, os bombeiros de Lages, que irão operacionalizar o caminhão, com capacidade para seis mil litros de água, receberão treinamento especial de equipe técnica da Secretaria de Aviação Civil.
Somente com produtos químicos (líquido gerador de espuma) a prefeitura deverá investir cerca de R$ 22 mil, sendo que o Corpo de Bombeiros está encarregado de apresentar projeto para que possa ser aberta licitação de compra. O prefeito afirmou que até o dia 26 de fevereiro a Azul será oficialmente comunicada sobre o cumprimento da série de exigências técnico-estruturais pela prefeitura de Lages. Com isso a companhia poderá solicitar o voo comercial junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Exigências técnico-estruturais: O caminhão de combate a incêndio era o grande empecilho e, resolvido isso, o cumprimento das demais exigências pendentes é questão de mais alguns dias. O gestor do aeroporto, Klaus Klinger, explica que nos próximos dias já deverá ser feita a sinalização horizontal da pista, que passará a ter 1.600 metros de extensão. “Está para ser publicado a qualquer momento o Notam (Notícias para Aeronavegantes), dando conta do recuo de pista da cabeceira 34. Isso foi possível com a retirada do barracão localizado logo acima da mesma”, informa Klaus. A retirada do barracão e de duas árvores, conforme exigências, foi viabilizada pela prefeitura.

(Foto: Toninho Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva