Novo programa de pavimentação ainda esta em estudo por técnicos da prefeitura
A sessão especial teve por objetivo esclarecer a população como irá funcionar o novo sistema de pavimentação de ruas no município. A notícia foi divulgada no início de fevereiro pela prefeitura do município, a qual informou as metas e prioridades estabelecidas para este ano. Uma delas é retomar o programa Pavimentação Solidária (Pavisol), que inclui mais de 30 ruas em diversos bairros.Participaram da sessão Benjamin Schultz, Secretário de Infraestrutura, Jorge Raineski, Secretário de Planejamento e o diretor na Secretaria de Infraestrutura, Jacson Westphal.
O novo programa de pavimentação ainda esta em estudo pelas equipes técnicas do município, “pretendemos iniciar este novo projeto em breve, mas iniciar este trabalho de pavimentação com as ruas completas com o projeto e a licitação conjunta do saneamento, do esgotamento pluvial, das redes de água e da energia elétrica, pra que tudo seja feito de uma vez só”, disse Raineski.
O vereador Marcius destacou a importância de repassar estas informações à população, “o que se espera é que em breve seja apresentado um planejamento completo, isto é muito importante”. O legislador lembrou também sobre a reativação da fábrica de lajotas no município, o uso deste material na confecção de calçamento e passeio público é um pedido antigo da Casa Legislativa. “Tivemos problemas de corrupção neste programa, no qual a população entregava o cimento e retornavam as lajotas, mas não é possível que um fato venha prejudicar todo um programa”, explicou.
Segundo o Presidente Anilton Freitas, em conversa com o prefeito Elizeu Mattos, não existe possibilidade de o município retomar a fábrica de lajotas “o que o prefeito sugere é que sejam feitas parcerias com empresas privadas”, afirmou.
Prioridade é entregar pavimentação às pessoas que já pagaram
Os valores pagos pelos contribuintes eram elencados em uma única conta, a preocupação agora foi de criar uma conta específica para cada rua a ser revitalizada, como explicou o diretor na Secretaria de Infraestrutura, Jacson Westphal.
As vias contempladas estão entre as prioritárias em aproximadamente 20 bairros. São eles o Popular, Guarujá, Frei Rogério, Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita, Coral, Várzea, Ipiranga, Caravágio, Santo Antônio, Guadalupe, Triângulo, Vila Nova, Santa Maria, São Cristóvão, Santa Helena, Caroba, Penha e Área Industrial.
“Todas estas ruas serão a princípio licitadas, para que não haja nenhum equívoco na hora de reiniciar estas obras que estavam paradas. Tínhamos uma demanda a ser cumprida, que totalizava 30 ruas incluídas neste programa, ou seja, tinham sido cobrados da população, mas ainda não haviam sido feitos. A prioridade então foi quitar esta dívida para após isso lançar um novo programa, desta forma foram feitos empréstimos para que estas pessoas que pagaram na época pela pavimentação recebam este benefício”, explicou Benjamin Schultz, secretário de infraestrutura.
Cerca de trinta e três ruas foram pagas e não foram contempladas com o benefício, estas ruas estão incluídas nas quarenta ruas que serão prioridade. “Quem pagou primeiro será beneficiado primeiro”, explica.
Outra meta para este ano é a captação de recursos para revitalizar algumas das principais avenidas, como a Presidente Vargas, Camões e parte da 1° de Maio que concentram grande circulação de veículos.
“Este ano seria um ano de atenção a pedestres, ciclistas e automóveis, e claro o transporte coletivo, pois não são todas as pessoas que tem automóvel, desta forma temos que qualificar o transporte coletivo pra estas pessoas não dependerem tanto de um automóvel”, destacou Raineski, explicando ainda que esta situação se reflete no caos gerado no trânsito “já que as ruas não crescem nas mesmas proporções de veículos competindo pelo mesmo espaço”.
Vereadores questionam prazos e critérios para entrega das obras
A vereadora Aida Hoffer destacou que a pavimentação de ruas no município é o pedido mais frequente feito pelos legisladores, “qualquer pessoa quer ver a sua rua pavimentada e bem conservada”. Segundo Aida, 11 comunidades já pagaram 50% da obra de pavimentação e 13 ruas efetuaram o pagamento de menos de 50%, “a dúvida esta relacionada ao critério que será usado para contemplar estas ruas e estas comunidades, e principalmente qual o prazo para que este programa seja apresentado”, afirmou.
O vereador João Alberto questionou com relação a volta da fábrica de lajotas no município e qual o critério de escolha para as 40 ruas que devem ser pavimentadas. “Sabemos que o asfalto tem uma vida útil de vinte anos, principalmente aquele asfalto frio, então será que recuperar não seria melhor ou refazer tudo novamente, o que reduziria o custo para o poder público”, indagou.
Buscas por recursos
O secretário, Jorge Raineski explicou sobre as obras de custo zero as quais são feitas com recursos ou do governo Federal ou Estadual, desta forma “já está nas tratativas de liberação e de publicação de um recurso na ordem de mais de R$19milhões”, afirmou o secretário esclarecendo que este recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) será utilizado para asfaltamento de ruas em bairros e loteamentos da periferia, como o Caroba e o Novo Milênio.
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