Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Oficina Saúde da Mulher alerta profissionais do quadro municipal

Trabalhadores dedicados à Saúde do município estão reunidos durante a tarde desta quinta-feira (15) no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) participando da Oficina Saúde da Mulher. O evento compõe a programação alusiva ao Outubro Rosa. O público-alvo são os colaboradores atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de programas de saúde: médicos, enfermeiras, técnicas em enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), odontólogos, nutricionistas, psicólogas e assistentes sociais. A secretária de Saúde, Rose Possato, salienta que os tópicos estão em alta neste mês. “Capacitação constante dos profissionais tem sido uma das nossas premissas”, reitera.
O médico mastologista Fernando Vequi Martins atende as mulheres às terças (das 13h30min às 15h), quartas (15h às 17h) e quintas (10h às 12h) e considera ser a oficina de fundamental importância visto que praticamente a maioria das pacientes com alteração das mamas ou somente para prevenção, tem as Unidades de Saúde como porta de entrada aos serviços.
No Ceasm, o mastologista recebe os pacientes referenciados nos bairros. Em torno de 15 mulheres são atendidas em cada um dos três dias, com consultas e análise para pacientes encaminhadas pelas UBSs, onde são feitas as triagens em que mulheres com alguma alteração na mama e necessite de intervenção não tenham problema de vaga, recebendo consulta no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte, com atenção aos casos urgentes. “Não adianta nada prestarmos a assistência correta se ela não tiver um bom suporte na Atenção Primária”, diz o médico.
Para ele, a oficina é o evento mais importante do Outubro Rosa. “Pois a UBS é onde grande parte das pacientes tem seu único acesso à prevenção. Os profissionais da Atenção Primária têm a obrigação de estarem capacitados para fazer a atenção correta e adequada”, ressalta. A coordenadora do Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), Nathalia Paes, observa que esta é a segunda oficina promovida. A primeira aconteceu em 2014. Serão três, com os temas da violência contra a mulher, sexualidade na adolescência e atualizações referentes ao pré-natal. A palestra de abertura foi proferida por Fernando Vequi Martins.
Os exames de mamografia e preventivo ao câncer do colo do útero são realizados diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 15h, mediante marcação. As interessadas devem manter contato pelo telefone 3251-7900. “Os assuntos já são trabalhados durante o ano inteiro no Ceasm. O evento está ocorrendo para reforçar e atualizar dados necessários para o acompanhamento das pacientes dos bairros”, pontua Nathalia.

(Foto: Nilton Wolff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva