
`Essa crise não foi gerada por nenhum negro, índio ou pobre. Essa crise foi feita por gente branca, de olhos azuis." Estas 21 palavras, pronunciadas com clareza pelo Presidente LULA, é reveladora, é libertadora, é visionária.
É visionária porque segundo Max Altman: "É a síntese moderna de um tratado de sociologia e política que as massas entendem e que define claramente os lados em disputa no atual cenário internacional."
É libertadora porque os povos da Ásia, da África, da América Latina, os próprios trabalhadores da Europa e América do Norte. Todos se sentem contemplados E REDIMIDOS, nessa frase, ao sentir no fundo da alma a verdade que ela encerra, porque sofreram e sofrem da exploração; da exclusão; da humilhação; da injustiça social; do desemprego; da pobreza; da miséria.
É reveladora. Essas 21 palavras do Presidente LULA, revelam a distância cultural, intelectual e civilizatória que separa essa "gente branca, de olhos azuis" de lá, da "gentinha branca, de olhos azuis" daqui.
Essa "gente branca, de olhos azuis" de lá, reagiu ao assunto com inteligência, com dignidade e sabedoria, deixando transparecer sim o seu constrangimento e o seu incômodo com essas palavras, mas aproveitando para fazer uma séria reflexão sobre suas responsabilidades.
Já a "gentinha branca, de olhos azuis", daqui tratou logo de desqualificar as palavras do Presidente e, a dar a elas uma conotação preconceituosa. Mostraram-se, mais uma vez, ignorantes, intolerantes e distantes do contexto mundial. Comportaram-se como típicos terceiro-mundistas bem amestrados pelas elites e pelas oligarquias que se esperneiam na oposição.
Enquanto a mídia daquela "gente branca, de olhos azuis" de lá, tratou o assunto como um fenômeno político histórico: Um presidente das nações Latinas Americanas, historicamente deserdadas e marginalizadas, colocando o dedo na ferida dos países desenvolvidos; a mídia da "gentinha branca, de olhos azuis" daqui, enxergou nas palavras do LULA uma discriminação racial às avessas. Comportamento típico de colonizados, subalternos, opositores atrelados aos interesses da minoria dominante, que não conseguem engolir a verdade.
O curioso nesse processo, é que essa nossa "gentinha branca, de olhos azuis", é composta, em sua grande maioria, por mestiços de pele bronzeada, olhos negros e cabelos escuros. Geneticamente brasileiros; politicamente, uns direitosos alienados; socialmente aburguesados e, intelectualmente treinados para defender os valores das "culturas superiores" e opressoras. Preconceituosos até a medula, e extremamente intolerantes aos que vêm de baixo e vencem na vida. Para eles, pobres, pretos e prostitutas nasceram escória e merecem ser assim. Que não ousem sairem da miséria. Que não tenham a petulância de derrotar o sistema.
Por aqui também encontramos representantes dessa "gentinha branca, de olhos azuis", aos montes. Muitos pelos calçadões. Outros atuando em gabinetes. Alguns trabalhando em rádios, jornais e escrevendo em blogs periféricos.
P.S: Acabo de ler que o Presidente Barack Obama considera o LULA o Presidente mais popular do mundo. Quero ver o que e de que forma, essa "gentinha branca , de olhos azuis" vai comentar esse assunto.
IMPORTANTE: Não generaliza, tá, Rui Alvacir Neto. Esse "blog periférico", como tu mesmo disse em seu texto, publicou a sua análise na íntegra. Nós ainda acreditamos na democracia. Se alguém quer defender o outro lado, mande o texto. Aqui reina a democracia e a liberdade.
Loreno Siega
Postado em 02-04-2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva