
Apesar do difícil acesso, foi grande o número de autoridades, pecuaristas, técnicos, estudantes e outras lideranças que prestigiaram o 1º Dia de Campo sobre a raça Crioula Lageana, um evento promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Crioulo Lageano (ABCCL). O encontro aconteceu nesta sexta-feira (08/05), na Fazenda Igrejinha, de propriedade do Sr. Nelson de Araújo Camargo, presidente da entidade, na região da Coxilha Rica. O evento serviu como marco pelo reconhecimento oficial da raça pelo Ministério da Agricultura, ocorrido no dia 31 de outubro do ano passado. Vejam o detalhe da mesa onde as autoridades estão assinando um convênio!!!! Trata-se de um par de chifres descomunal de um exemplar da raça, uma raridade, guardada a sete chaves pela família do anfitrião.
GRANDE NÚMERO DE AUTORIDADES
Entre as diversas autoridades que prestigiaram o evento, estiveram: deputado Federal Valdir Colatto (Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária); Secretário de Estado da Agricultura, Antônio Ceron; Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Onofre Santo Agostini; Prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira; Secretário Regional de Lages, Osvaldo Uncini; Vice-Prefeito de Lages, Luiz Carlos Pinheiro Filho; Presidente da Câmara de Lages, Rodrigo Silva; Gerente Regional da Epagri, Nelson Beretta; Procurador da República em Lages, Dr. Nazareno Jorgealém Wolff; Reitor da Uniplac, Prof. Gilberto Sá; presidente do Democratas Lages, Willy Brun Filho (representando o senador Raimundo Colombo); Juarez Mattos, Diretor Geral da SDR Lages (representando o deputado estadual Elizeu Mattos).
RAÇA VAI DIVULGAR O MUNICÍPIO DE LAGES PELO MUNDO AFORA 
O Crioulo Lageano, agora raça oficial reconhecida pelo Governo Brasileiro, além de todas as vantagens que isso trará para o desenvolvimento desse tipo de gado, vai divulgar o nome do município de Lages pelo Brasil afora e até no exterior. "Esse gado quase desapareceu. Só ainda existe porque homens determinados e apaixonados como o Sr. Nelson Camargo e outros insistiram em conservá-lo, preservá-lo e melhorá-lo. Graças a isso, conseguimos vencer uma série de entraves, obstáculos e dificuldades para o seu reconhecimento oficial. Se devemos isso a alguém, os melhores louvores por esse feito devem-se aos associados da ABCCL, técnicos e pessoas que acreditaram nisso", deixou claro o deputado federal Valdir Colatto, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (na foto exibindo um exemplar da Expressiva).
CÓDIGO AMBIENTAL DE SANTA CATARINA 
Nos vários pronunciamentos realizados durante o evento da Coxilha Rica, além da valorização do Crioulo Lageano, outro assunto que dominou as falas foi a aprovação do Código Ambiental de Santa Catarina. "Hoje à tarde teremos em Chapecó um grande ato público em defesa do nosso Código Ambiental, recentemente aprovado e sancionado pelo Governador Luiz Henrique da Silveira. Hoje essa legislação, tão criticada pelos ambientalistas em nível nacional, está sendo discutida e proposta por vários outros estados. É sinal de que estamos no caminho certo e de o Brasil deve evoluir do antigo Código Florestal Brasileiro, de 1965, para uma legislação mais moderna e com normas gerais. Quanto às leis específicas, devem ser feitas pelos Estados e municípios", defendeu o Secretário da Agricultura, Antônio Ceron. Na foto, Valdir Colatto e seu Nelson Camargo com a placa do Certificado Oficial da Raça emitido pelo Ministério da Agricultura.
CAVALEIROS E TRADIÇÃO
No evento da Coxilha Rica, dois grupos de cavaleiros se fizeram presentes. O primeiro, com cerca de 30 integrantes, saiu de madrugada de São Joaquim e chegou por volta das 11 horas na Fazenda Igrejinha. O outro saiu de Lages e chegou pouco depois. A carne para o almoço foi obtida através do abate de vários exemplares do Crioulo Lageano, segundo seu Nélson Camargo. Para a realização do evento, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, repassou R$ 20 mil à ABCCL.
300 EXEMPLARES DA EXPRESSIVA DISTRIBUÍDOS NO EVENTO 
Enquanto rolavam os discursos e pronunciamentos, no Dia de Campo do Crioulo Lageano, a edição deste mês da Revista Expressiva era literalmente "devorada" pelos presentes. Foram distribuídos 300 exemplares da revista para o evento, material que estava na pasta dos participantes. Vale lembrar que a edição do mês tem reportagem especial sobre a raça Crioula Lageana, inclusive com chamada principal de capa. Dr. Edison Martins, que integra a ABCCL e grande colaborador de nossa reportagem, também lançou no evento um livro técnico sobre a história e aspectos técnicos do Crioulo Lageano.
Loreno Siega 08-05-2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva