Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2009

EPAGRI E GOVERNO DO ESTADO FAVORÁVEIS À UTILIZAÇÃO DE TERRENO PARA FUTURO PARQUE TECNOLÓGICO ÓRION

Se depender do Secretário de Estado da Agricultura, Antônio Ceron; do Secretário Regional, Osvaldo Uncini; do Presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann; do Gerente Regional da Epagri, Nelson Beretta e do chefe da Estação Experimental da Epagri de Lages, Vilmar Francisco Zardo, a ACIL e a Prefeitura Municipal de Lages terão todo o apoio para a viabilização do terreno onde se pretende implantar o Parque Tecnológico Órion, cujo projeto arquitetônico está sendo elaborado em sua etapa final pelo departamento de Arquitetura da UFSC. Reunião neste sentido foi realizada na manhã de hoje (07/05), na Epagri de Lages. E ficou definido que a Epagri e o Governo do Estado farão tudo o que for possível para disponibilizar o terreno, que pertence à Embrapa mas que está sendo utilizada por aquele órgão estadual.


SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO


O projeto do futuro Parque Tecnológico Órion (maquete ao lado) foi apresentado às autoridades pelo Diretor Executivo da ACIL, Marcelo Schlichting, acompanhado pelo Diretor de Tecnologia da entidade, Antônio Wiggers. O projeto foi concebido para que o grupo de empresas que forem se instalar no local tenham uma área verde comum, com grande espaço, além de respeitarem todas as questões de sustentabilidade e inovação previstas no projeto. Dentre outras coisas, o Órion Parque terá prédios com paredes que utilizarão a energia solar para uso no empreendimento (equipadas com células fotovoltáicas), utilização das águas da chuva no complexo, Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), coleta seletiva do lixo e reaproveitamento do mesmo, melhor aproveitamento do sol de acordo com as estações do ano (para evitar gastos exagerados com ar condicionado nos ambientes), passarelas elevadas e suspensas entre os vários prédios para não prejudicar e/ou utilizar o espaço verde, entre outras questões inovadoras.

58 MIL METROS QUADRADOS DE ÁREA CONSTRUÍDA


Dentro do terreno previsto, com 89 mil metros quadrados de área (ao lado do bairro São Paulo e anexo ao terreno onde está sendo construído o Instituto Federal Santa Catarina – IFSC), há pelo menos quatro nascentes. Elas serão respeitadas com margens de mata ciliar de 50 metros de cada lado. As construções representarão 58 mil metros quadrados de área construída, com pelo menos 15 prédios previstos de quatro e/ou cinco andares para abrigar as empresas. Haverá ainda restaurante, auditório, assessoria jurídica comum, parte administrativa, centro de formação digital, creche e amplas áreas de lazer comuns às empresas. No interior do condomínio só será permitida a circulação de veículos de carga e descarga, em acessos especiais. Os veículos ficarão restritos às áreas de estacionamento.


TRÊS DIFERENTES AVALIAÇÕES DO TERRENO


Com relação ao terreno, ficou estabelecido na reunião que a Epagri fará tudo o que for possível para facilitar a venda do mesmo da Embrapa para a Prefeitura Municipal. “A Epagri não é e nem pode ser contra o desenvolvimento de Lages. Não vamos dificultar nada. Ao contrário. Buscaremos nos unir à ACIL e à Prefeitura para que esse Parque Tecnológico saia do papel e se torne realidade”, explicou Luiz Ademir Hessmann, presidente da Epagri. “Mas para isso, precisamos fazer tudo dentro da legalidade. Vamos solicitar três avaliações oficiais do terreno, uma com a CEF, outra com o Deinfra e uma terceira com o CREA”, explicou. “De posse desses valores, caberá a Prefeitura adquirir a área da Embrapa e destiná-la ao futuro distrito industrial e empresarial”, acrescentou.


Loreno Siega
07-05-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva