Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

LANÇADO O ACORDE NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM

Em solenidade bastante concorrida, realizada na noite de ontem no salão da Igreja matriz, foi lançado o programa ACORDE – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento da região de São Joaquim – que envolve seis municípios: São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra, Painel e Bom Retiro. Na foto: Prefeito José Nérito de Souza (S. Joaquim), Secretários Estaduais Altair Guidi (Planejamento) e Solange Pagani (SDR S. Joaquim).

APOIO DO GOVERNO DO ESTADO

Na prática, significa dizer que aquela região, a partir de agora, colocou no papel uma série de projetos e prioridades que foram elencadas e que serão perseguidas pelos entes públicos: Municípios, Estado e Governo Federal, além da iniciativa privada. No rol de projetos, constam ações nos campos do turismo, desenvolvimento econômico e social (incluindo qualificação e capacitação das pessoas) e melhorias na infra-estrutura. Para a elaboração do Programa, foi fundamental a participação do Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, em estreita sintonia com a Secretaria de Desenvolvimento de São Joaquim, prefeitura local, Universidades e demais prefeituras daquela região.

AÇÕES PARA O CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS

Segundo Solange Pagani, Secretária Regional de São Joaquim, o ACORDE tem ações para o curto, médio e longo prazos. “Começamos a elaborar e a desenvolver o programa ainda em 2008. Foram 20 meses até que todos os estudos ficassem prontos, além dos projetos. Trata-se de iniciativas fundamentais para nosso desenvolvimento. É claro que uma boa parte delas não serão realizadas até o final do próximo ano, quando encerra o mandato do atual Governo. Mas o que importa é que agora as lideranças colocaram no papel suas prioridades. E temos de continuar executando, independente de quem venha a ser Governo. Temos ações que já estão acontecendo, que vão acontecer nos próximos anos e que só vão ser completamente realizadas na próxima década”, frisou.

PRINCIPAIS PROJETOS DO ACORDE

- Contorno Viário de São Joaquim – (para o futuro);
- Revitalização Urbana de São Joaquim – (em fase de lançamento);
- Rodovia Caminho das Neves – (em obras – ligando as serras Gaúcha e Catarinense);
- Pavimentação da Estrada Anel da Maçã – (7 Km já executados);
- Saneamento Básico (em São Joaquim 50% das obras do esgoto urbano já foram executadas pela Casan – Nos demais municípios, obras contam com recursos do Governo Federal);
- Ampliação do sistema de armazenagem a frio para a maçã (projeto com estudos concluídos e investimentos privados – futuro);
- Pavimentação da pista do aeroporto municipal Ismael Nunes (em fase de licitação das obras);
- Melhorias na Saúde, Educação e Valorização da Cultura e dos talentos locais;

EVENTO REUNIU GRANDE NÚMERO DE AUTORIDADES

Além de Solange Pagani e do prefeito anfitrião, José Nérito de Souza, também prestigiaram o evento um número expressivo de outras autoridades, como: Secretário de Estado do Planejamento, Altair Guidi; Secretário de Estado da Agricultura, Antônio Ceron; Secretário de Estado da Segurança Pública, Ronaldo Benedet; Secretário de Estado do Turismo, Esportes e Lazer, Gilmar Knaesel; deputados estaduais Elizeu Matos, Reno Caramori e Sérgio Grando; prefeitos Amarildo Gaio (Urupema), Rivaldo Macari (Bom Jardim da Serra) e Adílson Costa (Urubici), grande número de vereadores, empresários e lideranças locais e regionais.

DOSE DUPLA - CANAL 13 - TV ARAUCÁRIA

No programa Dose Dupla, da TV Araucária, levado ao ar na próxima terça-feira, dia 11 de agosto, às 22 horas, tudo sobre o projeto ACORDE. Gravamos o programa durante o evento, em São Joaquim (foto). No primeiro bloco, conversamos com o prefeito José Nérito de Souza e com o Secretário Altair Guidi. No segundo, com a Secretária Solange Pagani.


SOFISTICAÇÃO E BOM GOSTO NA DECORAÇÃO E NO BUFFET

O que chamou atenção dos presentes ao evento foi o extremo bom gosto e sofisticação na decoração do salão (Maysa Eventos), além dos pratos oferecidos (a cargo do setor de gastronomia da Univale), sem falar nos vinhos servidos (valorizando as vinícolas locais).

DIVISÃO

O que frustrou algumas pessoas foi a divisão do salão principal em duas partes.
Na frente do buffet, próximo ao palco, ficavam as autoridades (a elite - a casta indiana da novela Caminho das Índias). Atrás, os demais (os "Dhalit"). Essa divisão foi feita inclusive na entrada do evento, com a identificação das pessoas através de fitas coloridas. Os mais importantes (na avaliação dos organizadores, claro), ganhavam fitinhas verdes e vermelhas. O outro grupo (que ficou atrás do buffet) ganhou fitinhas verdes e brancas. Isso gerou um certo desconforto por parte de algumas pessoas, que viram nesse fato uma espécie de segregação. Mas.... diante da importância do evento, os "Dhalit" não estão nem aí para quem fez ou promoveu essa asneira.

Loreno Siega
07-08-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva