Pesquisar este blog

domingo, 16 de agosto de 2009

MAIS VAGAS DE UTI EM LAGES - URGENTE

É simplesmente revoltante a questão da falta de vagas de UTI adulta para atendimento de pacientes em Lages. Se o cidadão for pobre e tiver de ser atendido pelo SUS, a questão deixa de ser revoltante e deveria virar caso de polícia. O avô de minha esposa, que tem 81 anos, sofreu neste domingo pela manhã princípio de ataque cardíaco. Foi levado às pressas ao Pronto Socorro. Foi medicado, com recomendação de internamento imediato em UTI. Mas como o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres quase sempre não tem vagas (especialmente para os pacientes do SUS), o coitado do velhinho ficou esperando no Pronto Socorro, numa cama improvisada, até às 17 horas. Surgiu então uma vaga na Emergência (e não na UTI, como havia sido recomendado). E o pobre foi para lá aguardar sua vez na fila da UTI. Até às 21h30min. (horário que postei essa notícia), ainda não tinha conseguido. Pergunto: e se o sujeito morrer enquanto aguarda uma vaga? Quantos já não viveram essa triste situação?

NÃO SERIA HORA DE CONSTRUIR UM NOVO HOSPITAL EM LAGES?

Pergunto às autoridades de saúde: Não seria hora de construir um novo hospital público nesta cidade? Ou então de liberar recursos ou exigir que os dois hospitais existentes aumentem o número de vagas nas respectivas UTIs? Afinal, Lages é hoje uma cidadade com quase 200 mil habitantes, que atende também centenas de pacientes de outros municípios e regiões. E pelo que me consta, entre os dois hospitais não chegamos a ter nem 30 vagas de UTI adulta nos dois hospitais, o que é uma catástrofe.

REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA

Na cidade cidade temos um Senador da República (que passa quase todo o tempo só fazendo política partidária e pensando em ser Governador), tem um deputado federal (que é médico e está no terceiro mandato consecutivo como deputado federal), há quase oito anos tem a Diretora Geral da Secretaria de Estado da Saúde (que inclusive já ocupou o cargo de titular inúmeras vezes e que muito tem enviado recursos ao tal do HNSP), tem o líder do Governo na Assembleia.... Sem falar em outras lideranças.... O que falta para que essa gente se decida a construir um novo hospital em Lages? Ou que pelo menos liberem recursos para a ampliação e melhorias nos dois existentes? Na minha modesta opinião, falta a eles terem de enfrentar fila para UTI de um parente ou amigo muito próximo. Aí vão sentir na pele o que é ver um ente querido agonizando e não ter vaga em UTI (é que para eles, ou com seus familiares, dificilmente isso vai acontecer, né - eles têm plano de saúde, influência política e sobrenome famoso). Que fique registrado esse fato (que é muito mais do que um desabafo e retrata uma triste realidade).

Loreno Siega
16-08-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva