ATUAL CÓDIGO FLORESTAL É DE 1965
O Código Florestal - em vigor desde 1965, mas que só agora está sendo cumprido à risca - coloca todas as regiões do Brasil em pé de igualdade, sem observar fatores como clima e solo, o que Colatto considerado um atraso. "O Brasil é um país com dimensões continentais e apresenta variações climáticas e de vegetação distintas. Ou seja, leis que valem para o Norte não são necessariamente aplicáveis no Sul", diz o deputado. Recentemente, o Ministério do Meio Ambiente estabeleceu a Serra Catarinense como reserva ambiental, o que inibe algumas ações, como a extração da madeira em determinados locais.
A FAVOR DO NOVO CÓDIGO
De acordo com o Secretário do Desenvolvimento Regional de Lages, Osvaldo Uncini, isso abalaria significativamente a economia serrana. "Ao longo dos anos, abrimos mão de certas vantagens, pois vislumbramos o dia no qual o meio ambiente seria a base do desenvolvimento. Esse dia chegou. E a serra está crescendo de forma sustentável. Porém, o caráter de reserva ambiental inibiria o processo, e não podemos engolir isso. Somos a favor do novo Código", ressaltou Uncini. O Código Ambiental Brasileiro é baseado no Código Ambiental de Santa Catarina - assinado pelo Governador Luiz Henrique da Silveira em abril deste ano -, que dá às distintas regiões do estado o direito de adaptar a lei à sua realidade.
Ritta Dias - SDR de Lages
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva