Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LIÇÃO E EXEMPLO DE VIDA

Através do Instituto Inovar, a CDL de Lages realizou na noite da última quinta-feira (17/09), em seu auditório, uma palestra com a presença de Dona Lilli Zwetsch Steffens, 72 anos, que reside em Blumenau. Dona Lilli, como é carinhosamente chamada, perdeu os dois braços quando tinha apenas 5 anos de idade, num acidente em uma moenda de cana. Filha de agricultores, ela brincava nos arredores do engenho quando, sabe-se lá de que maneira, seus dois bracinhos foram “tragados” para dentro da moenda, salvando-se por milagre.

"HABILIDADES FORAM DESCENDO PARA OS PÉS"

Ao invés de choramingar pelos cantos seu triste destino, a pequena Lilli foi crescendo e adaptando-se à situação. “Eu percebia que com o passar do tempo as habilidades que eu tinha nos braços e mãos foram descendo para os pés e pernas”, falou na palestra. “Decidi que faria tudo ou quase tudo o que uma pessoa normal faz, mesmo com essa dificuldade”, explicou. E foi assim mesmo. Ela cresceu, e com a extraordinária habilidade que foi adquirindo com os pés e dedos dos pés, sem falar na força de vontade e determinação inabalável, ajudava os pais na roça, a mãe e as irmãs na cozinha, sem falar em outras habilidades que ia adquirindo com o passar do tempo (“Eu treinava escondido até aprender. E quando aprendia bem, fazia normalmente, para o espanto das pessoas”, disse).

CRIOU TRÊS FILHOS SOZINHA

Dona Lilli prepara os alimentos e cozinha naturalmente, limpa a casa, cuidou e criou três filhos (desde que nasceram e até a idade adulta), costura, faz tricô e crochê, capina, lasca lenha, aprendeu a equilibrar os talheres e se alimenta sem ajuda de ninguém, sem falar em atividades mais complexas como amassar pão, equilibrar panelas, lavar roupa e escrever. Mesmo sem os dois braços, trabalhou de empregada doméstica, costureira e até numa fábrica (confecção). Isso sem falar na própria casa, cuidando dos filhos e do marido.

"FIZ E FAÇO TUDO O QUE QUERO"

Com o passar dos anos, aquela mulher simples, humilde mas exemplo para todos, decidiu se casar. E não teve dúvidas. Como ninguém queria vender vestido de noiva cortando as mangas, ela mesma costurou e decorou seu belo vestido de noiva (que ela guarda até hoje como relíquia). Teve os três filhos, enfrentou doenças na família e nunca arrefeceu. E a alegria, naturalidade e bom humor com que fala, dá inveja. “Nunca, jamais, culpei Deus ou ninguém pelo que me aconteceu. Era o meu destino. E eu fiz e faço tudo o que quero sem os dois braços. Tenho uma fé inabalável. E fico profundamente triste quando vejo que pessoas que têm quase tudo ficam se queixando e se entregando para pequenas dificuldades”, comentou.

LIVRO "NAS MÃOS DE DEUS"

Lili Steffens, que escreveu com os pés o livro “Nas Mãos de Deus”, que está em sua 7ª. Edição, hoje ganha a vida dando palestras, vendendo seu livro e dando exemplo de vida. Ela já participou de inúmeros programas de televisão, entrevistas em rádios, revistas e jornais. “Deus nunca dá para a gente uma cruz mais pesada do que podemos carregar. Eu sou o maior testemunho disso. Quero viver ainda muitos anos para curtir meus filhos e netos”, finalizou.

Loreno Siega

4 comentários:

  1. Eu gostaria do contato dessa linda Senhora. Pois tenho o interesse em adquirir seu livro. e-mail: moraes141@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. eu reclamo algumas vezes de certas coisas do dia a dia, mas depois de ver o exemplo de vida desta heroina, tenho mais de agradecer a deus por tudo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. eu reclamo algumas vezes de certas coisas do dia a dia, mas depois de ver o exemplo de vida desta heroina, tenho mais de agradecer a deus por tudo!!!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva