Editorial da edição de setembro da Revista Expressiva. Leia abaixo:Quando o PT era oposição a tudo e a todos, nos idos dos anos 80 e 90, antes de chegar ao poder central em Brasília, vangloriava-se de ser um bastião da ética, da moralidade, da honestidade e da decência. Os petistas diziam de boca cheia que eram “diferentes”, que “não tinham o rabo preso com ninguém” e que precisava-se urgentemente resgatar a “ética na política”. Tanto que, a partir de algumas experiências bem sucedidas em administrações de prefeituras, chegaram a lançar um livro, que ficou conhecidíssimo e que fez muito sucesso. Chamava-se “O Modo Petista de Governar”.
PEDRA E VIDRAÇA....
Mas, assim como a Bíblia ensina que não se deve mostrar a sujeira do olho dos outros sem antes verificar a trave que encontra-se na nossa visão (as palavras não são as mesmas mas o sentido é), o PT também passou de pedra para vidraça. E como é difícil ser vidraça!!!! Tudo começou com os escândalos do mensalão, quando o senhor deputado Roberto Jéfferson (PTB) foi pego de calças curtas como o chefe de uma quadrilha que cobrava propina nos correios e em outros órgãos federais onde tinha gente indicada pelo partido. Denunciado, o senhor Jéferson se vingou e mostrou todos os esquemas maiores, comandados pelo senhor José Dirceu, o então todo poderoso do Lula no Palácio do Planalto.
REELEIÇÃO FOLGADA DO LULA
Foram meses de artilharia contra essa gente, incluindo o carequinha Marcos Valério (publicitário mor do Governo Federal). Depois vieram Antônio Palocci (que há poucos dias foi inocentado pelo STF), o homem do PT pego com dinheiro na cueca, etc, etc. Em 2006, novas eleições presidenciais. E o PT, do Governo Lula, deu um banho de votos no PSDB. Espertamente, o PT e o Lula exploraram e compararam as realizações dos dois governos (FHC x Lula). E como o Bolsa Família foi ampliado, e inegavelmente houve avanços no Governo do PT (com a inclusão de muita gente no mundo do consumo), o povo esqueceu e votou em massa no “sapo barbudo”.
DEFESA DO SARNEY
Pois agora, que o Lula poderia sair do seu segundo mandato no Governo Federal como um herói, um estadista, um cara que com certeza ficará marcado na “história deste país”, resolve apostar todas as suas fichas para defender o famigerado Sarney na Presidência do Senado. Não estou afirmando que DEM, PSDB, PPS ou qualquer outro partido sejam mais “santos” do que o PT. O próprio DEM e o PSDB, que agora querem o “couro” do Sarney, foram decisivos no apoio para sua condução à presidência do Senado. Mas com essa posição, defendendo e mandando arquivar uma série de denúncias graves contra o Sarney, Lula, Ideli Salvatti, Dilma Rousseff e uma série de gente graúda do Governo jogaram no ventilador todo o resto de credibilidade que tinham.
SIMON E MARINA SILVA
É por essas e outras que a política enoja. Centenas de “atos secretos”, num órgão federal tão poderoso e importante como no Senado, não se justificam sob hipótese alguma. Mansões não declaradas à Receita Federal, do mesmo modo. Dinheiro público recebido para fundações da família, da mesma forma. Por que será que o eterno senador Pedro Simon, do Rio Grande do Sul, que tem mais de 30 anos no Senado e que continua pobre, não tem vez na presidência do Senado? Por que a Marina Silva tem de deixar o PT?
SER PEDRA É MAIS FÁCIL...
Definitivamente, ser pedra é muito mais fácil do que ser vidraça. E o PT, antes o “bastião da moralidade”, definitivamente entrou na vala comum da “politicalha” para manter-se no poder. Com certeza, haverá respingos nas eleições de 2010. Inclusive aqui em Santa Catarina. E olha que eu tenho ficha assinada no PT. Será que vão me expulsar?
Loreno Siega - Diretor de Redação - Revista Expressiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva