Cinco municípios atingidos, remoção de 539 famílias, área inundada de 26,79 quilômetros quadrados, barragem com 43 metros de altura, capacidade de geração de 175 megawatts e investimento estimado em R$ 1.8 bilhão. São alguns dos números apresentados na audiência pública que discutiu terça-feira (1/09), a instalação da usina hidrelétrica Garibaldi, na localidade de Araçá, no Rio Canoas. O empreendimento será o de maior impacto direto ambiental, econômico, social e cultural de todas as unidades implantadas na Serra Catarinense.MAIS DE 700 PESSOAS NA AUDIÊNCIA
Convocada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a audiência reuniu mais de 700 pessoas no salão da igreja de Abdon Batista. Foram seis horas de discussões e demonstrações sobre o empreendimento, que deve começar em 2010, dependendo do avanço dos processos de licenciamentos. À plena capacidade a usina vai gerar energia suficiente para abastecer uma cidade com 300 mil habitantes.
MUNICÍPIOS ATINGIDOS
Os prefeitos de Abdon Batista, Cerro Negro, São José do Cerrito, Campo Belo do Sul, Anita Garialdi e Vargem (a serem atingidos) acompanharam a audiência que contou, ainda, com a colaboração do Procurador da República, Nazareno Jorgealém Wolff. O estudo de impacto ambiental da usina foi realizado pela empresa Desenvix e aponta que Abdon Batista terá a maior área alagada, com 4,69% do território. O segundo município mais impactado será Cerro Negro, com 2,4%, seguido de Vargem com 1,7% e São José do Cerrito com 1,29%. Campo Belo do Sul terá 0,14% de seu território alagado.
Os prefeitos de Abdon Batista, Cerro Negro, São José do Cerrito, Campo Belo do Sul, Anita Garialdi e Vargem (a serem atingidos) acompanharam a audiência que contou, ainda, com a colaboração do Procurador da República, Nazareno Jorgealém Wolff. O estudo de impacto ambiental da usina foi realizado pela empresa Desenvix e aponta que Abdon Batista terá a maior área alagada, com 4,69% do território. O segundo município mais impactado será Cerro Negro, com 2,4%, seguido de Vargem com 1,7% e São José do Cerrito com 1,29%. Campo Belo do Sul terá 0,14% de seu território alagado.50% DO LAGO ATINGIRÁ ÁREAS DE AGRICULTURA
A usina Garibaldi tem uma característica diferenciada das demais unidades construídas na região. Seu reservatório de água será formado por quase 50% de área agricultável. "Isso não aconteceu nas outras, que são usinas encaixadas e protegidas por encostas de morros. O impacto econômico dessa é ainda maior, não apenas para o município que depende daquela movimentação econômica, mas para as famílias", avalia o assessor ambiental da Amures, Alexandre Silva.
CASA DE FORÇA DISTANTE DA USINA
A casa de força da usina será instalada a 14 quilômetros da barragem, o que exigirá implantação de uma grande rede de dutos. É que o local não possui curva para o desvio necessário do curso da água. A captação será na localidade de Araçá e a devolução da água será na localidade de Santo Antônio, distante pelo rio cerca de 50 quilômetros da barragem. Uma das preocupações dos prefeitos com a usina é o cumprimento com os requisitos ambientais, sociais e econômicos determinados pelo órgão ambiental competente. Para que não sejam cometidas falhas mitigatórias como do empreendimento da Baesa, em Anita Garibaldi, que até hoje são discutidas pendências compensatórias.
1.800 EMPREGOS DIRETOS
O gerente regional da Fatma, Fábio Bento, disse que à plena capacidade de execução, a usina Garibaldi representa o maior investimento privado na atualidade em Santa Catarina. "Vai gerar 1.800 empregos diretos e terá prazo de execução entre três e quatro anos", observou.
Texto e fotos: Onéris Lopes - Amures
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva