Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Coordenação do Projovem Urbano de Lages passa por formação na capital

Durante três dias (22, 23 e 24/03), a equipe da gestão local do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) de Lages, passou pela primeira etapa da Formação Continuada de Gestores, em Florianópolis, comandado pela Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), do Rio de Janeiro, ao lado da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e do Laboratório Trabalho & Formação-PEP-Coppe-UFRJ.
A equipe de coordenação recebeu as informações referentes à execução, supervisão e prestação de contas do programa, que deve ter as aulas iniciadas no dia 7 de maio e deve seguir até 6 de novembro de 2013. Em Lages, o programa, executado pela parceria entre Ministério da Educação (MEC), Secretaria do Trabalho e Geração de Renda, e Secretaria Municipal da Educação, irá oferecer 300 vagas nos cursos de alimentação e instalações elétricas, e já está recebendo inscrições, até o dia 30 de abril.
A assistente pedagógica, Roberta Steinck Machado, assistentes administrativos Carmen L. Ataide Carvalho e Donaldson Viero Aquino, assim como o profissional de projetos e convênios da Secretaria Municipal da Educação, Valenio Parisotto, e os diretores do Caic Nossa Senhora dos Prazeres, Darci Alfredo Melo e do Caic Irmã Dulce, Domingos Nunes Lourenço, participaram do treinamento, além da gestão local. Ao mesmo tempo em que Lages, estavam representados no evento outros municípios, como Joinville e Itajaí (SC), Atibaia, Guarujá, Suzano e São Vicente (SP).
Os mais de 30 participantes, de cidades com mais de 100 mil habitantes, onde o programa será executado pelos municípios, e com menos dessa quantidade, onde o Estado ficará responsável pelo Projovem, puderam conhecer melhor o programa, que existe no Brasil desde 2005 e sofreu algumas mudanças com o passar dos anos.
Os jovens que irão fazer parte do Projovem irão concluir o ensino fundamental em modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e poderão ainda, se qualificar profissionalmente. Houve maiores esclarecimentos sobre as competências da gestão, matrículas, acompanhamento de frequência, certificação, inclusão escolar, Projeto Pedagógico Integrado (PPI), currículo do jovem, calendário, participação cidadã. Os educadores aprenderam um pouco mais sobre o material didático e os tempos pedagógicos.

Fonte: Daniele Mendes de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva