Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

Regionais de Criciúma e São Joaquim discutem criação de Geoparque na Serra Geral

As belezas naturais e raras da Serra Geral do Sul do Estado vão ser catalogadas para a criação de um parque com limites definidos e certificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) com garantias de divulgação internacional. A transformação dessa área em Geoparque foi discutida em encontro realizado na manhã dessa sexta-feira (23) no auditório da SDR Criciúma. Participaram das discussões os secretários regionais de Criciúma e São Joaquim, prefeitos , entidades, representantes de parques de conservação com sede na área delimitada e integrantes do Parque Científico e Tecnológico da Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense, que já possui estudos avançados sobre o tema.
Para se tornar um geoparque a região precisa abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo, com importância científica e beleza natural, e demonstrar que esse patrimônio geológico já esteja sendo usado para o desenvolvimento econômico e sustentável da população local. Técnicos da Unesc explicaram que o objetivo, além da preservação, é promover a pesquisa e assegurar o desenvolvimento do turismo sustentável. Com a formação do Geoparque, a região passa a ser divulgada pela UNESCO a nível internacional dentro da Rede Mundial de Geoparques.
“Em princípio vamos procurar os integrantes da equipe que também busca a criação de um Geoparque na região de Aparados da Serra e que já está bastante adiantada, solicitar a inclusão de Serra Geral e transformar a região em um grande Geoparque, trazendo benefícios a todo sul catarinense e planalto serrano”, enfatizou o secretário Regional Luiz Fernando Cardoso.
Também presentes no encontro, a secretária Regional de São Joaquim, Solange Pagani, e o prefeito de Lauro Muller , Hélio Bunn, foram enfáticos em destacar as belezas da Serra do Rio do Rastro e a necessidade de unir forças para mostrar o turismo. “Nossa região é belíssima e sua diversidade deve ser utilizada para atrair turistas, esse é o nosso futuro”, afirmou a secretária, adiantando o andamento de um grande projeto no mirante da Serra do Rio do Rastro, que terá passarelas transparentes entre os cânions, a exemplo do que já existe no Grand Canyon, nos Estados Unidos. “Vamos solicitar a inclusão no projeto que está sendo desenvolvido pela SDR de Araranguá e Amesc e deixar claro que nosso interesse é regional. Se podemos ter um grande parque e trazer benefícios para todos, porque fazer dois projetos iguais para uma única macrorregião?”, questionou o prefeito de Lauro Muller.
O próximo encontro para discutir a criação do Geoparque na Serra Geral do Sul do Estado está agendado para a próxima quinta-feira (29), na seda da SDR de São Joaquim.

Informações adicionais:Nina Velho - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva