
Segundo o comandante da Polícia Ambiental de Lages, Frederick Rambusch, está ocorrendo a fiscalização e ainda não existe a comercialização.O capitão explica que qualquer tipo de manejo, tem que seguir critérios como não retirar as pinhas que não estão maduras ou trabalhar com aquelas que não germinam e prejudicam a perpetuação da espécie.
A mudança da lei para antecipação da colheita iniciou ano passado. Até então, as regras para a colheita do pinhão eram baseadas em uma Portaria Normativa de 1976, que determinava o dia 15 de abril como início da safra.
Qualquer atividade de colheita, transporte e comercialização de pinhão, fora do estabelecido em lei, configura crime e o infrator será penalizado de acordo com a legislação vigente. O descumprimento da Lei resulta em multa, cujo valor é revertido ao Fundo Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Fepema). Além da esfera administrativa, o infrator ainda responde na esfera criminal pelo fato.A produção anual de pinhão na Serra Catarinense gira em torno de 200 a 250 mil sacas.
A colheita antes da data prevista, prejudica a disseminação da semente, pois o pinhão tem que debulhar para poder germinar e nascer em outras árvores, também tem a fauna que se alimenta dessa semente e ela sendo colhida antes da data, não irá proporcionar esse alimento. "Precisamos de mais estudos nessa área para saber realmente qual a data certa para a colheita, mas da forma que está sendo realizado, nunca vamos conseguir tirar nossa araucária da lista de espécies ameaçadas de extinção", explica a bióloga da Polícia Ambiental de Lages, Francine Burigo.
Fonte: Assessoria de imprensa Polícia Ambiental de Lages
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva