Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de maio de 2012

Agentes de saúde Projovem

Na manhã desta terça-feira (22), a coordenação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), de Lages, esteve no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Irmã Dulce e Caic Nossa Senhora dos Prazeres, para mobilizar as agentes comunitárias de saúde (ACS) em relação à divulgação do programa. As agentes dos bairros Santa Catarina e Guarujá irão divulgar o Projovem, distribuir panfletos pelas residências de sua abrangência, além de tirar dúvidas e encaminhar jovens aptos ao programa. Os Caics consistem em núcleos onde acontecerão as aulas, a partir do dia 18 de junho. O Projovem Urbano formou uma parceria com as agentes para divulgação dos seus objetivos, levando em conta que as agentes de saúde realizam um trabalho de vigilância e promoção da saúde, traçando um elo cultural, unindo o saber científico ao popular. Estas profissionais conhecem bem os componentes das famílias, sua faixa etária e sua realidade social, devido às permanentes visitas, estabelecendo elo de confiança e credibilidade.
No bairro Santa Catarina, o posto de saúde conta com 16 agentes de saúde, que moram nas comunidades próximas a este bairro, fazendo parte do Programa do Governo Federal, Saúde da Família (PSF) - Estratégia Saúde da Família (ESF), e têm seu trabalho dividido em três áreas, e subdividido em 21 micro-áreas, distribuídas pelos bairros Santa Clara, Novo Milênio, Araucária, Cruz de Malta, Santa Catarina, Pereá, Amandio, Loteamento Deco e parte do Conte, de acordo com a enfermeira da Unidade de Saúde, Kely Pires. Ao todo, as profissionais da saúde assistem cerca de 12 mil pessoas.
Cerca de 7 mil pessoas são atendidas pelas agentes de saúde da Unidade de Saúde do bairro Guarujá, espalhadas pelos bairros Morada do Sol, Dom Daniel e Guarujá. Neste bairro existem duas áreas, subdivididas em 12 microrregiões.
Conforme o Programa Saúde da Família, as agentes realizam visitas domiciliares com acompanhamento mensal das famílias, mapeiam sua área de  abrangência, cadastram famílias a atualizam o cadastro, identificam pessoas expostas à situação de risco, identificam área de risco, orientam as famílias para utilização adequada dos serviços públicos de saúde, agendam consultas e exames, entre outras atribuições.
Jovens entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental, podem participar do programa, realizando sua matrícula até o dia 15 de junho nos Caics, Secretaria do Trabalho e Geração de Renda, Secretaria da Educação ou no Ponto de Leitura - Terminal. Os cursos profissionalizantes oferecidos são na área de alimentação, vestuário e operador de informática, basta o jovem apresentar carteira de identidade e CPF. Os benefícios são: auxílio mensal de R$ 100,00 em 18 parcelas, material didático e lanche gratuitos, desconto de 50% no vale transporte e sala de acolhimento para os filhos entre zero e oito anos. 

Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Alexsandro de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva