domingo, 20 de maio de 2012

Escola Vidal Ramos comemora centenário

A escola estadual mais antiga de Lages completou 100 anos no domingo (20). Fundado em 1912, o Vidal Ramos é responsável pela formação de milhares de cidadãos. Durante 99 anos, a instituição funcionou no ‘Colégio Rosa’. Em 2011, mudou-se para a Rua Professor Teobaldo Delwing.Na semana passada, a direção promoveu homenagens, exposições de fotos e trabalhos, gincanas, concursos e apresentações artísticas e culturais. E na manhã de domingo, a comunidade escolar fez uma carreata que partiu do Colégio Rosa e dirigiu-se até o endereço atual. A saída e a chegada foram marcadas por foguetórios.
Luci Pavarin Correa considera um privilégio o fato de ser a diretora do centenário. “É um momento único. Posso dizer que é motivo de honra fazer parte desta história”. O secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Jurandi Agustini, e a secretária-adjunta da Educação, Elza Moretta, participaram das comemorações.
Elza Moretto lembrou que a data marca ainda o centenário do ensino público estadual em Lages. “A escola Vidal Ramos foi à primeira da cidade, abrindo caminho para a expansão da educação pública. Hoje, esse processo é responsável pela construção da cidadania catarinense”.

Ensino Médio

A indisponibilidade de espaço do Colégio Rosa impossibilitou a inclusão do ensino médio (1º ao 3º ano) na escola. Porém, o novo prédio dispõe de salas suficientes para atender as demandas, e a direção já encaminhou a solicitação para a Secretaria de Estado da Educação, e a expectativa é que a liberação seja oficializada já para o próximo ano letivo. A aluna da Karoline Ouriques, da 8ª série, torce por isso. “Estudo no Vidal desde a 1ª série, e se o ensino médio vier irei continuar na escola pelos próximos três anos. Estou adaptada ao ambiente. Já conheço os professores, e tenho muitos amigos”.

Centro Cultural

O projeto que servirá como base para a restauração do Colégio Rosa, transformando-o em um centro cultural, está quase pronto. “É um projeto bastante amplo, que dará a dimensão dos investimentos que serão feitos para tornar o prédio um dos mais belos espaços culturais de Santa Catarina”, destaca o secretário regional Jurandi Agustini.
O subsolo terá três salas. Duas delas servirão para recreações infantis, e a outra será usada para aulas de música; O primeiro piso terá duas salas destinadas a aulas de dança, e outras duas a exposições de obras de arte; E o segundo piso terá dois auditórios, uma oficina de artes, o museu da escola Vidal Ramos, e espaços para leitura, acesso a internet e prática de jogos de mesa. O prédio ganhará um elevador para garantir acessibilidade aos três pavimentos.
No anexo da rua Caetano Vieira da Costa será transformado em um bistrô com comidas típicas da região. Terá ainda uma sala para a comercialização de artesanatos produzidos por artistas locais, e um cinema para aproximadamente 50 pessoas.


Fábio Ramos - Assessor de Imprensa da SDR Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva