Tudo isso aconteceu porque em maio de 2007 foi instituída a Lei Municipal que decreta a data como sendo o “Dia da Família na Escola”. A iniciativa tem o objetivo de estimular e incrementar a participação das famílias dos alunos nas questões e problemas da comunidade escolar.
Silvana Mota Mendes é uma das mães que não deixaram de participar do evento. Ela pediu folga no trabalho para que pudesse acompanhar as atividades junto de seus dois filhos. “Meus filhos são prioridade. Nem sempre posso estar presente devido meu trabalho, mas quando posso eu os acompanho”, comenta.
Mas, nem todos os pais participam da vida escolar dos filhos, e esta é justamente uma das carências detectadas pelos gestores. “Muitos pais são omissos, alguns por falta de tempo, porque trabalham e tem seus compromissos, mas a maioria é por falta de interesse”, conta Inês Varela, diretora da EMEB Prof. Antônio Joaquim Henriques, do bairro Centenário.
Esta realidade está começando a mudar. Há dois anos foi implantado na instituição o projeto “A Escola vai a Casa”, que realiza o acompanhamento domiciliar quando o aluno apresenta maior dificuldade no aprendizado, ou com muitas faltas. O resultado positivo se deu quando foi detectado que de 700 alunos do período diurno, a escola teve apenas três evasões em 2011. “É muito importante para o aluno sentir o apoio e incentivo da família. Eles se sentem valorizados e resgata a autoestima”, comenta a diretora.
No Ceim Pequeno Príncipe, no bairro Várzea, uma atividade inusitada; um passeio de carroça envolveu pais e alunos. “Procuramos resgatar as tradições familiares e a cultura dos nossos antepassados, valorizando nossa história e nossa identidade”, explica a diretora Maria Aparecida Rangel.
As programações do “Dia da Família na Escola” foram encerradas no Teatro Marajoara com uma palestra ministrada pela psicopedagoga Jane Patrícia, de Minas Gerais, com o tema: “Tecendo Conversas: Família e Escola num tempo de mal-estar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva