André Dutra, responsável pela implementação das boas práticas de fabricação em projetos por todo Brasil, disse que o desafio na Serra Catarinense é tornar os estabelecimentos da região competitivos no mercado. E salientou que através do Sistema Único de Sanidade Agropecuária (Suasa), será possível comercializar os produtos em todo território nacional.
A capacitação técnica iniciou após a entrega de certificados aos técnicos que se qualificaram ano passado, em boas práticas de fabricação de produtos da agricultura familiar. Na interação a equipe da Embrapa e os técnicos dos municípios tiraram dúvidas sobre projetos, extensão rural, fiscalização e educação. À tarde a equipe foi a Urubici, numa unidade de processamento de panificação, do projeto “Sabor da Roça”.
Nesta quinta-feira pela manhã, fazem visita técnica na unidade de processamento de queijo colonial “Bolinha”, em Anita Garibaldi e na unidade de processamento de produtos cárneos “Cajuru”, na localidade de Morrinhos em Lages. A Embrapa participa do programa com assessoria presencial e discussão dos relatórios de conformidade, além da elaboração dos manuais de boas práticas de fabricação. Cabe ainda à empresa de pesquisa, dar assessoria ao desenvolvimento dos trabalhos de laboratório.
De acordo com o diretor-executivo do Cisama, Selênio Sartori, sem o apoio e adesão das instituições que integram o projeto, não seria possível avançar com tais resultados. “Posso afirmar que este deixou de ser um projeto para se consolidar como um programa de grande envergadura e que projetará nossa região e as agroindústrias familiares que aderirem ao sistema”, enfatizou. O grande desafio do programa será obter o status de equivalência do sistema unificado nacional, o que permitirá comercializar os produtos em todo território brasileiro.
O responsável pela sistematização de boas práticas de fabricação da Embrapa, Rodrigo Monteiro confirma o exemplo de baixo custo e de resultados que estão sendo alcançados. Da mesma forma, Luciana Mendes Leitão citou a parceria como modelo e antecipou que a região terá todo apoio necessário para avançar com as ações.
Oneres Lopes - Amures
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva