Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Secretaria da Agricultura inicia pagamentos do Seguro Agrícola para maçã

Nesta quinta-feira (17), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca iniciou os pagamentos das subvenções aos prêmios do Seguro Agrícola para os produtores de maçã de Santa Catarina. O evento aconteceu em São Joaquim, na Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (Amap), e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues.
Rodrigues anunciou aos 2,5 mil presentes que o Governo do Estado fornecerá subsídio referente ao valor de R$ 5 milhões destinados aos fruticultores catarinenses. Em seu discurso, João Rodrigues explicou que a maioria dos produtores de maçã adere ao seguro agrícola do Governo Federal, em que os agricultores têm subsídios para o pagamento do prêmio. “Agora, o Governo do Estado também fornecerá um subsídio de 50% da cota do produtor, limitado a 4,5 hectares”, falou o secretário.
“Esta é a primeira vez que o Governo do Estado participa do pagamento do seguro agrícola da maçã, esta é uma conquista da Amap que reivindicou em nome dos produtores e o Governador Raimundo Colombo entendeu que estava na hora de resgatar esta dívida”, ressaltou Rodrigues.
O secretário destacou ainda que o Governo do Estado está disposto a incentivar o desenvolvimento da Serra Catarinense, apoiando os projetos e atividades que são bases da economia da região. “A produção de maçã é uma atividade importante para 2,5 mil produtores catarinenses que tornam o Estado o maior produtor nacional da fruta, por isso o Governo do Estado não mede esforços para atender as demandas do setor da maçã em Santa Catarina”, ressaltou Rodrigues.
Na ocasião, o secretário João Rodrigues falou ainda sobre a importância do investimento na cobertura dos pomares. O presidente da Amap, Rogério Pereira, salientou que este é um momento único na história da Associação e parabeniza a todos pela união e interesse em lutar pelos fruticultores. “Foi indiscutivelmente um grande momento, estamos felizes, o setor demonstrou que somos fortes, se nós nos unirmos nos somos muito mais fortes do que muita gente pensa, e estamos de parabéns”, afirmou. O presidente destacou ainda que com isso o Estado e as autoridades estão voltando os olhos com mais atenção para as necessidades da região e da fruticultura.

Informações adicionais: jornalista Anna Bellani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva