Mais de dois mil profissionais da educação participam do 7º Congresso de Educação da Região Serrana, que acontece nesta terça e quarta-feira no Centro Serra, em Lages. São dois dias de reflexões, em que os congressistas têm a oportunidade de assistir palestras de grandes pesquisadores de renome nacional e internacional. Educadores de 37 municípios catarinenses e de outros estados, além das autoridades locais, prestigiaram o evento.
O tema deste ano é “Organizando o Currículo numa Perspectiva Interdisciplinar”. No primeiro dia subiu ao palco Celso Vasconcelos, Jane Haddad e Emília Cipriano, que abordaram questões como as relações entre a família e a escola, pais e filhos e a necessidade da constante qualificação dos profissionais da educação.
O Secretário da Educação de Lages, Amilton Werlich, destaca que este é um grande momento para a educação serrana. “É uma oportunidade de reflexões e de crescimento profissional, porque a prática de aprender não se encerra nunca. Neste dia grandes pensadores na área da educação vieram dividir seus conhecimentos”, diz.
Para a diretora de ensino do Sistema Municipal de Educação, Marli Coscodai, o Congresso é resultado de um trabalho realizado ao longo do ano, com avaliações sobre as principais necessidades da educação municipal. “Procuramos atender as solicitações dos educadores e este ano sentimos que a estruturação do currículo era essencial para uma educação de qualidade”, comenta.
O professor formador Erico Paes de Campos lembra que o sucesso do Congresso reflete a busca dos professores pela qualificação. “Eles buscam o aperfeiçoamento na prática docente, mas também para se reconhecerem como professores”, diz.
A palestrante Emília Cipriano trouxe como tema a formação dos professores. “A atualização diária é extremamente necessária, porque as transformações na vida dos alunos são constantes e acontecem de forma intensa. Não acontecem somente na perspectiva das tecnologias, mas no relacionamento humano. A informação está em todos os lugares, mas a forma com que utilizamos estas informações é que faz a diferença, pois os professores deixam muitas marcas profundas na vida dos seus alunos”, pondera.
Nesta quarta-feira o Congresso segue com os palestrantes Júlio Cesar Furtado dos Santos, Joe Garcia, Nilbo Nogueira e Família Ronanelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva