O exercício anual de certificação da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) será realizado nesta sexta-feira, 12, das 6h às 12h, em Lages (5° Batalhão), nas proximidades do aeroporto Antônio Correia Pinto Macedo. A ação será de combate a incêndio florestal, contando com uma simulação de emprego de agentes supressantes em floresta artificial. Todo o teatro de operações será preparado pela Coordenadoria de Combate a Incêndios Florestais, com apoio de empresas privadas.
Serão ativadas, mobilizadas e empregadas seis diferentes equipes de Forças Tarefa do CBMSC, oriundas de Lages, Curitibanos, Florianópolis, Criciúma, Canoinhas e Chapecó. Ao todo serão cerca de 100 bombeiros militares, 18 viaturas tipo 4x4, um ônibus Auto Posto de Comando (APC-01) e uma aeronave helicóptero. Será instalado um acampamento nos moldes do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG, sigla em inglês) com 72 barracas individuais e barracas maiores para a realização de instrução técnica de uso de agente supressante, sala de imprensa, locais de alimentação e ativação do Sistema de Comando de Operações na APC-01.
De acordo com o subcomandante-geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, toda a ação objetiva não só a certificação das Forças Tarefa, mas o treinamento constante das tropas para que possam agir de maneira eficiente em ocorrências de grande vulto.
Força Tarefa
Criada em 2011, tem por missão a pronta resposta especializada em situações críticas (desastres naturais extremos, incêndios florestais, etc) além de outras atribuições previstas em diretriz específica. O objetivo da diretriz é o de manter e coordenar uma estrutura estadual de recursos operacionais e logísticos distribuídos por todas as Unidades Bombeiro Militar, de forma a compor FT aptas para atuação em missões de busca, salvamento e resgate urbano e rural, com capacidade de agir rapidamente para localizar, resgatar e prover socorro para vítimas presas em estruturas colapsadas ou outras operações de busca e salvamento em situações críticas de qualquer tamanho ou natureza (situações que, em função do elevado risco, complexidade, dinamismo e confusão, exigem uma postura organizacional não rotineira para a coordenação e gerenciamento integrado das ações de resposta), além de fortalecer a capacidade de resposta especializada do CBMSC na área de busca, salvamento e resgate urbano e rural.
Fábio Ramos - Assessor de Imprensa da SDR Lages
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva