Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Elizeu quer Lages feliz também na cultura

Um bate-papo informal, porém, rico emideias e iniciativas. Assim foi o encontro de Elizeu Mattos (PMDB) com representantesde diversos segmentos culturais na noite de quarta-feira (25). O conselheiro doConselho Municipal de Cultura, Gilson Máximo de Oliveira, o famoso “Testa deLampião” que forma dupla com Adilson Freitas, o não menos famoso “Grilo Seco”,apresentou, em mais ou menos duas horas de conversa, o que um dia virá a ser o SistemaMunicipal de Cultura ao candidato a prefeito pela coligação “Todos por umaLages Feliz”.
O Sistema Municipal de Cultura ainda nãoexiste. Formado o Conselho, pela sociedade civil organizada, a partir de 2009,é preciso criar o Plano Municipal e o Fundo Municipal de Cultura que formarão oSistema propriamente dito. Gilson destaca que durante a criação do Conselho osparticipantes apontaram que a cultura envolve em Lages cerca de 1.180 pessoas emtodos os segmentos – música, teatro, dança, tradicionalismo gaúcho, artesanato,literatura, carnaval, artes visuais, etc. Ressaltou que a cultura movimenta 3%do Produto Interno Bruto (PIB) do país. “A cultura distribui riquezas econstrói a cidadania do povo”, disse Gilson.
A prova de que cultura não é só adereço,como vem sendo vista ao longo do tempo, é a Matakiterani Associação Cultural,do Testa e do Grilo, que emprega cinco pessoas em Lages. A administraçãomunicipal, segundo eles, não sabe quantas instituições culturais existem emLages. Além dos dados coletados pelo Conselho, não há outros parâmetros, assimcomo não existem parâmetros de ocupação dos espaços públicos, como o teatroMarajoara, quem pode e quando pode fazer uso.
Elizeu sustenta que em cada esquina deLages existe um talento. “Mas esse talento precisa ser lapidado. É preciso daroportunidade para que ele se manifeste”, entende. Para o candidato da coligação“Todos em por uma Lages Feliz”, sem planejamento nada vai pra frente, e com a culturanão é diferente. Elizeu disse que quando chega o final de semana não há o que sefazer em Lages. “Falta opção de entretenimento. A partir de 2013 vamos ter umcalendário de apresentações de talentos locais no calçadão da praça João Costatodo final de semana. E cadê a cultura na Festa do Pinhão? Não vejo espaçosnesse evento. Precisamos repensar toda a festa”, reflete Elizeu.
Outro aspecto é integrar a cultura emcampanhas de conscientização social. Explicou que a cultura pode e deve estarpresente ao se educar a sociedade quanto à saúde, economia, turismo, segurançae demais segmentos e destacou que vai combater as drogas, sobretudo o crack, tambémcom mensagens através do teatro, música, artes visuais, tradicionalismo e outrasformas de expressão. “Vamos democratizar a cultura. Dar oportunidades a todosde verdade. Nosso plano de governo não está fechado, ao contrário, estamosconstruindo ele com as pessoas que são as verdadeiras donas da cidade. Não sepode administrar com as costas viradas ao povo”, finalizou.

Assessoriade Comunicação Coligação“Todos por uma Lages Feliz”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva