A chuva não espantou o elenco da festa de São João dos alunos e professores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), na noite desta quinta-feira (26), no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Irmã Dulce, no bairro Guarujá. Pelo contrário, a animação no casamento caipira contagiou os jovens dos cursos da área do vestuário e operador de computador.
A mesa de guloseimas estava de dar água na boca: Bergamota, amendoim, bolo de milho, doce de leite, doce de coco, doce de banana, goma colorida, palito salgado, orelha de gato, bolo recheado, cachorro quente, pinhão cozido, pipoca doce e ponche adaptado, feito com suco de uva, gemada e merengue.
Os “noivos do interior”, Ana Paula de Jesus, 26 anos, e Antonio Valdir Oliveira Barbosa, 28, ambos da turma 4 de vestuário, arrancaram gargalhadas do público que assistiu ao matrimônio de brincadeira, demonstrando a veia teatral que possuem, apesar do curto espaço de tempo que tiveram para ensaiar para o principal momento da festa.
Os noivos foram escolhidos por sorteio e se divertiram muito no papel de Chiquinha Donzela Juramentada e Zé Ligeiro. Segundo Antonio, ao se fantasiar para fazer de conta que é um homem caipira, cheios de sotaque e de graça, está colaborando para contar uma história que ficará memorizada por todos e está interagindo com os alunos das demais turmas.
Já a noiva, Ana Paula, que se divertiu como o centro das atenções, disse que faz parte da cultura do país uma festa assim, e é bom participar. “Festa de São João é uma vez só no ano. Tem que aproveitar”, afirmou a jovem, que levou o filho para brincar e saborear os doces da festa. Além de protagonizar a festa, Chiquinha Donzela Juramentada, encheu de esperança a moça que pegou seu buquê no casório.
Noivos, padre, sogro, sogra, padrinhos, até um policial fez parte do núcleo de atores, convidado para conduzir o noivo, que não estava muito convencido da ideia de se casar, a seguir ao altar. O padre era interpretado pelo professor de Ciências Naturais, Thiago Pissetti Brauer. Além dele, colaboraram para a festa as professoras Rosena Ortiz, Sandra Brocker, Alecxandra Souza, Mary Steinck, Rosangela Matos, Helizabeth Chiquetti, a monitora da sala de acolhimento, Rosemari Rosa e o diretor do Caic, Domingos Nunes. Os quitutes foram elaborados pela merendeira Terezinha de Jesus, pelos professores e alunos, assim como a decoração com bandeirinhas e correntes feitas com folhas de revista. O bingo ficou reservado para a parte final do evento, agitando a festa, com diferentes prêmios: Livros, estojos, canetas, etc. Depois, foi a hora de continuar arrastando o pé ao som de músicas juninas e outras, da atualidade.
Texto e fotos: Daniele Mendes de Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva