O jornalismo gráfico está no sangue de Névio Santana Fernandes (entrevistado da Revista Expressiva na edição 118), que desde os 13 anos trabalha em jornal e há 57 anos brilha nas páginas da imprensa serrana. Névio receberá a homenagem que a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) prestará aos profissionais de comunicação com mais de 50 anos de trabalho no dia 11 de agosto na sede campestre da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó.
O evento é organizado pela ACI, Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó e MB Comunicação, terá a presença do governador Raimundo Colombo e de 480 profissionais de imprensa de todo o Estado. A programação consistirá de solenidade, almoço e apresentações musicais.
Atualmente com 78 anos de idade, Névio nasceu em Lages (SC) em 20 de junho de 1934. É casado com Leonete Aparecida Lins Fernandes e tem seis filhos e três netos. Com apenas 13 anos de idade iniciou a vida jornalística escrevendo um jornal de próprio punho, denominado A Cidade que circulava semanalmente e era lido de mão em mão.
Com o apoio de algumas personalidades locais passou a ser correspondente da Gazeta Esportiva de São Paulo e do Diário de Notícias, de Porto Alegre. Paralelamente colaborava com os jornais locais Guia Serrano e Região Serrana. Em 1956 ingressou no Correio Lageano, à convite do empresário José Paschoal Baggio onde, por 39 anos foi editor-chefe. Atualmente é colaborador desse diário. Desde 1983 até hoje escreveu 8.572 artigos. Na vivência de mais de 50 anos na redação do Correio Lageano teve oportunidade de entrevistar dez presidentes da República e um Primeiro-Ministro, por ocasião do regime parlamentarista na década de 60.
É considerado o decano da imprensa da Serra Catarinense. Acompanhou toda a trajetória do Correio Lageano, desde a circulação semanal até a diária, inclusive a informatização do referido jornal, a partir dos anos 90.
Névio Fernandes preside a Associação Lageana de Escritores e participa do Conselho Municipal de Política Cultural, na cadeira de Literatura. Memória e Patrimônio.
O jornalista acompanhou o auge do ciclo da madeira, viu Lages aumentar em mais de cinco vezes sua população sempre atrás de um bloco de notas. Jornalista há 57 anos, dotado de uma memória fora do comum, gosta é de fazer matérias sobre educação. Palmeirense, cinéfilo e lageano nato, já foi suplente de vereador e tem saudade dos anos 50.
SUPORTE
O 5o Encontro da Imprensa Catarinense em Chapecó tem o patrocínio da Ambev (Brahma e Pepsi), Amoesc/Simovale, Arcus, Acic, Apti, Brasão Supermercados, Coopercentral Aurora Alimentos, Coopervil, Faesc, Fecoagro, Finco Alimentos, Havan, Inviolável, Lang Palace Hotel, Mercomóveis, Nick Som, Sicredi, Sinduscon, Unimed e Unoesc.
Conta com o apoio de todas as entidades da comunicação barriga-verde: Acaert, ADI, Adjori, Sindejor, Panela da Imprensa de Chapecó e Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.
MARCOS A. BEDIN

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva