A história da Serra Catarinense certamente seria outra, se não fosse a atuação da ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SERRANA – AMURES –. Ao completar 44 anos de fundação neste 10 de agosto, a entidade que tem como premissa a defesa dos 18 municípios assume um novo desafio: Unir para crescer e desenvolver com sustentabilidade.
Foi pelas mãos de um abnegado grupo de políticos liderados pelo então prefeito de Lages, Newton Rogério Neves, que em 27 de julho de 1968 aconteceu a primeira reunião de prefeitos na Câmara de Vereadores. Naquela ocasião foram riscadas as primeiras linhas do estatuto sobre os eixos da integração administrativa, econômica e social da associação de municípios.
Uma carta de interesse assinada por todos os prefeitos foi primeiro documento enviado a um departamento público, o Serviço Federal de Habitação e Urbanismo. Como objetivo, o financiamento de projetos de desenvolvimento local e integrado.
O segundo ato da entidade foi a transformação da Fundação Educacional de Lages, em Fundação Universidade da Região Serrana, hoje Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Depois vieram outros e demandas mais que tornaram a AMURES, uma entidade referência nas estratégias de foco regional.
Assim caminha a AMURES. Uma instituição sólida, com ações desde o social até a logística. Que tem nas pessoas sua prioridade máxima. Sabem os prefeitos, que são as pessoas que movem as ações e a economia de uma região. Por isso a AMURES, ao longo de 44 anos jamais se omitiu na construção de colocar a cada dia, um tijolo nesta grande obra denominada SERRANA CATARINENSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva