Conseguir um emprego que subsidie a realização do sonho de ter o próprio carro, a casa própria, cursar uma faculdade, constituir uma família, é o principal objetivo de muitos jovens brasileiros, que ainda estão galgando os degraus da independência financeira. E é por meio da qualificação profissional que isso tudo pode se tornar realidade.
Uma das ferramentas para elevação da escolaridade e profissionalização é o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), do Ministério da Educação (MEC), que acontece em Lages com o trabalho das Secretarias do Trabalho e Geração de Renda, e da Educação. As matrículas encerram nesta terça-feira (14).
Os alunos de 18 a 29 anos têm direito a material didático, material escolar, sala de acolhimento para os filhos entre zero e oito anos, desconto de 50% sobre o valor da tarifa de ônibus e auxílio de R$ 100,00, durante dezoito meses, mediante frequência mínima de 75% de frequência e entrega de trabalhos. Os jovens que ingressarem a partir de julho receberão os auxílios equivalentes aos meses de frequência exigida pelo MEC.
Durante os cursos, os jovens serão encaminhados para entrevistas de emprego, pelo Centro de Integração Trabalho-Empresa (Cite), pois a maior preocupação é a empregabilidade dos estudantes.
As aulas iniciaram no dia 18 de junho, com elevação de escolaridade para ensino fundamental completo e os cursos nas áreas de alimentação (Caic Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina), vestuário e operador de computador (ambos no Caic Irmã Dulce). Esse último curso, ministrado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Quem ingressar depois de 14 de agosto não terá prejuízo nos conteúdos, pois haverá apoio pedagógico.
A segunda chance de matricular-se segue até esta terça-feira (14), véspera de feriado municipal (Nossa Senhora dos Prazeres, Padroeira do município). Os jovens que ainda não se inscreveram devem comparecer com carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, em um dos quatro pontos de inscrição: Sec. do Trabalho e Geração de Renda (3222-8747 - rua Frei Gabriel, 44, Centro - rótula do DRH da Prefeitura); Sec. da Educação (Av. Papa João XXIII, Petrópolis); nos dois Caics ou no Ponto de Leitura - Terminal. A matrícula também pode ser realizada por telefone: 3222-8747. Não perca tempo e faça sua matrícula.
Texto e fotos: Daniele Mendes de Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva