Elevação de categoria do INSS em Lages é solicitada
Na moção legislativa 072/12, encaminhada a superintendência regional sul doInstituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Florianópolis e aprovada naCâmara de Lages, o vereador Leandro Môro (PP) reivindica a elevação paraAgência à Unidade Avançada de Lages do organismo.
O documento destaca que tanto Lages, como São Joaquim e Curitibanos possuemapenas as categorias de unidades do INSS, sendo que São Joaquim já não possuiperitos para atender sua demanda. A média de atendimento por dia em Lages é de500 pessoas para 27 servidores, além disso são 4.500 perícias agendadas atéfevereiro de 2013.
“Como status de agência as decisões seriam tomadas regionalmente, atacando asnossas deficiências em termo de número de servidores e também enfrentandonossos problemas mais de perto, como o caso das perícias médicas represadas,com a urgência que se faz necessária”, argumentou Môro.
Câmara sugere inclusão de fisioterapeutas nos PSF’s
A inclusão de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no Programa Saúde daFamília em Lages é a recomendação da moção legislativa 070/12, de autoria dovereador Marcius Machado (PPS), aprovada por unanimidade na sessão do dia 14. Odocumento é direcionado ao prefeito Renato Nunes de Oliveira e ao secretáriomunicipal de Saúde, Paulo Duarte.
A matéria lembra que estes profissionais têm sólida formação acadêmica na atuaçãode promoção de saúde, e não apenas na reabilitação e recuperação de pacientes.Segundo Marcius, algumas regiões do país já incluem fisioterapeutas nos PSF’s,como é o caso da cidade de Sobral, no Ceará, e Camaragibe, em Pernambuco.
Em Natal (RN), a Fisioterapia atua na população diabética, ao controlar níveisglicêmicos por meio de exercícios aeróbicos e aquáticos. Já em Londrina (PR) tambématuam em grupos de idosos e hipertensos, por meio de atividades comoalongamentos e caminhadas que têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida dapopulação e prevenir agravos à saúde.
Legislativo aplaude reconhecimento aos profissionais do Proerd
Na moção legislativa 071/12, a Câmara de Vereadores de Lages parabeniza o comando geralda polícia militar de Santa Catarina pelo trabalho realizado no município e emtodo estado no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), e tambémpela conquista remuneratória materializada pelo convênio assinado entre aPrefeitura de Lages e o governo estadual.
“Esta é uma conquista do coletivo, de pessoas que reconheceram que os professores proerdianosfazem a diferença na vida das nossas crianças e dos nossos jovens. Esteconvênio pioneiro no estado dá um aporte aos profissionais que desempenham esteimportante papel e que fizeram disso uma lição de vida”, ressaltou NeusaZangelini.
Cópias do documento serão encaminhadas ao governador de Santa Catarina, RaimundoColombo; ao chefe do Executivo Municipal, Renato Nunes de Oliveira; aosecretário de Educação de Lages, Amilton Werlich; ao comandante-geral da PM doestado, Coronel Nazareno Marcineiro; ao comandante da 2ª Região de PolíciaMilitar, coronel Paulo Cesar Rodrigues; ao coordenador do Proerd da 2ª Regiãode Policia Militar, tenente-coronel Zinder Cardoso; ao comandante do 6ºBatalhão de Polícia Militar, tenente-coronel, Adilson Moreira; ao subcomandantee coordenador do Proerd do 6º BPM, major Newton dos Anjos; e aos policiaisinstrutores do programa Nazareno de Oliveira, José Goedert, Paulo Ribeiro eDaniela da Silva.
Mais sobre o Proerd
O Proerd foi implantado em Lages no ano de 1998, tornando-se referência noEstado. Os primeiros a receberem os ensinamentos do programa sobre o uso eabuso de drogas foram os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Pedro Cândido.
O programa, que sempre foi ministrado de forma voluntária pela Policia Militar,leva conhecimento para crianças e adolescentes, percorrendo escolas da redemunicipal, estadual e particular de ensino, fortalecendo a rede de combate àviolência e as drogas.
Mais uma nota
A TV do Legislativo Lageano tem somente transmitido às sessões deliberativas da Câmara de Vereadores, ao vivo, nas noites de segunda e terça-feira, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral. Esta é uma forma de não ferir a lei eleitoral e salvaguardar o direito de que todos os candidatos possam concorrer em pé de igualdade às Eleições Municipais de 2012. Os demais horários reservados a TVLL deverão ser reservados a programas elaborados pela equipe da Casa que não tenham qualquer vínculo aos vereadores da 16ª Legislatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva