Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Notícias do legislativo lageano

Mudança na lei de descanso dos caminhoneiros é solicitada

 Na moção legislativa 073/12, o vereador Luiz Amorim (PP) sugere que a Câmara deDeputados proceda a uma revisão da lei 12.619, de abril de 2012, queregulamenta a jornada de trabalho do motorista de caminhão. O documento foienviado ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.
Os últimos acontecimentos referentes a este fato, como a paralisação doscaminhoneiros nas rodovias do país, motivou o documento. A nova determinaçãoestabelece um repouso diário de 11 horas para o condutor e de 36 horas entrediferentes viagens. “Representantes da categoria de motoristas, caminhoneiros etransportadoras acreditam que o problema não tenha ligação com a carga horáriados motoristas e sim com a falta de estrutura estadual”, relata a justificativada matéria.
Entre algumas das perdas citadas pela classe, por conta do cumprimento da lei, está oaumento no custo dos alimentos, no tempo das viagens e do frete; a falta delocal seguro para o devido estacionamento e descanso; o armazenamento dosgrãos; entre outros.
Por outro lado, quem defende a lei argumenta que a mesma pode diminuir os acidentesnas rodovias, muitas vezes causados pelo excesso de trabalho; a diminuição douso de substâncias ilegais por parte dos motoristas para dar conta dos prazos naentrega de cargas de horário; e o descanso que, por muitas vezes, passa despercebidoem detrimento do lado financeiro.
“É preciso que sejam mudanças na lei para beneficiar todas as partes envolvidasneste debate, já que o escoamento da produção não pode parar, assim como avida, a saúde e o bem-estar dos motoristas não podem ser relegadas ao segundoplano”, comentou Luiz Amorim.

Cruzamento perigoso no Centro é tema de moção

A moção legislativa 074/12, proposta pelo vereador Anilton Freitas (PTB),reivindica ao Poder Executivo a implantação de uma sinaleira ou de lombadafísica com o objetivo de diminuir o número de acidentes entre as ruas HercílioLuz e Otacílio Vieira da Costa, no Centro.
A alta incidência de veículos no local, bem como às constantes modificações desinalização no local têm contribuído para o elevado índice de colisões. “Todasemana tem acidentes, então é preciso que a Prefeitura tome alguma providênciaurgentemente para diminuir o transtorno das pessoas que passam por ali”, disse Anilton Freitas.

Falta de segurança nas obras das marginais motiva matéria

 A adoção de medidas para o problema da falta devisibilidade nas obras das marginais entre a BR-282 e a avenida Duque de Caxiasfoi sugerida pela Câmara. O documento foi encaminhado ao engenheiro ÊnioSpieker, do Departamento Nacional deInfraestrutura do Transporte (DNIT) em Lages.
Segundoo proponente do requerimento 096/12, vereador Elói Bassin (PP), atualmente oscarros precisam avançar o limite do cruzamento para visualizarem os veículosque vêm na direção oposta. “É uma situação perigosa que precisa ser revista.Esta é uma grande obra, mas tem causado muitos acidentes constantemente. Entãoé nosso trabalho pedir que seja encontrada alguma solução”, argumentou.

Legislativo homenageia o jornalista e escritor Névio Fernandes

 No dia 11 de agosto, durante o 5º Encontro da Imprensa Catarinense, o jornalista eescritor lageano Névio Santana Fernandes recebeu uma homenagem da AssociaçãoCatarinense de Imprensa (ACI) pelos 57 anos de serviços prestados ao jornalismono estado. A solenidade aconteceu em Chapecó e foi alusiva aos 80 anos da ACI eaos 181 anos da imprensa em Santa Catarina.
Para celebrar tal ocasião e homenagear o decano da imprensa serrana, o vereador ElóiBassin (PP) entregou nesta segunda-feira (20) uma placa de reconhecimento pelobrilhantismo de Névio Fernandes. O proponente disse que o trabalho dohomenageado é parte fundamental da história de Lages e que seus escritos aindacontinuam a inspirar devido aos bons valores que são repassados à sociedade.
Nascido em 20 de junho de 1934, Névio Fernandes descobriu o ofício de jornalista logocedo e aos 13 anos já redigia um semanário denominado A Cidade. Aos 22 anosingressou no Correio Lageano, onde foi editor-chefe do jornal por quase 40anos. Após deixar a redação, se dedicou a colaborar com o diário com colunassobre o cotidiano. De 1983 para cá já foram quase nove mil artigos direcionadosa todos os lageanos. “Escrever é a prática da inteligência. Procuro estarsempre aprendendo, pois todos os dias surgem amigos, novidades, surpresas queme motivam a escrever ainda mais”, comentou.
Fernandes também preside a Associação Lageana de Escritores (ALE) e é membro titular dacadeira de Literatura, Memória e Patrimônio do Conselho Municipal de PolíticaCultural. Foi ainda suplente de vereador na 4ª Legislatura (1959-1962).

Câmara quer mais vagas para curso pré-vestibular da UFSC

 A ampliação das vagas do curso pré-vestibular da Universidade Federal de SantaCatarina (UFSC), de 100 para 160, a exemplo do que ocorre em outros municípios, é arecomendação do Legislativo Lageano à direção da Gerência Regional de Educação.
Marcius Machado (PPS) é o autor do requerimento 097/1, que é justificado pela grandedemanda por parte dos estudantes interessados em participar. “Este curso vembeneficiando desde 2009 os estudantes que não têm as mesmas condições de pagarum cursinho para se qualificar e galgar uma vaga nas universidades públicas. Oíndice de aprovação é muito grande e esta é a maneira do jovem melhorar sua aqualidade de vida e de suas famílias”, argumentou o proponente.
O curso pré-vestibular da UFSC é oferecido desde 2009 no município e funciona nasdependências da Escola de Educação Básica de Lages (antigo Colégio Industrial).

Everton Gregório Jornalista - Câmarade Vereadores de Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva