O livro foi escrito por 11 mestres formados no primeiro mestrado da Uniplac, Mestrado em Educação, entre 2005 e 2011 e sua orientadora (confira os autores no final do texto). A obra tem 12 artigos que ocupam em torno de 250 páginas e foi prefaciada pelo professor chileno, Diretor do Instituto Pensamento e Cultura Latinoamericanos, Hugo Zemelman Merino.
Toc!Toc! Toc! Eu quero entrar! é o título do livro, cujos 2000 exemplares foram integralmente financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc, no valor de $R 22.400,00. Por ter sido impresso e diagramado com dinheiro público a sua distribuição será gratuita e direcionada institucionalmente.
Quem tem o direito de receber à obra?
Para que todo cidadão possa ter acesso ao livro, ele será doado a bibliotecas de instituições ou organizações. Caso a sua organização não tenha ainda uma biblioteca organizada, Toc! Toc! Toc! Eu quero entrar! poderá ser uma boa razão para criá-la. O primeiro livro chamará outros!!
Atenção! O livro não será entregue a pessoas físicas (individuais), havendo algumas exceções: 1) autoridades no dia do lançamento; 2) cada um dos mestres formados no Mestrado em Educação (egressos do curso) que participarem do lançamento (3/09/2012); 3) professores que integraram o colegiado do Mestrado em Educação desde a sua criação.
A biblioteca da Uniplac e o Mestrado em Educação receberão 30 exemplares cada, para uso dos estudantes. Receberão um exemplar, bibliotecas brasileiras como a Biblioteca Nacional do RJ, do Congresso Nacional, entre outras não universitárias, e todas as bibliotecas de universidades brasileiras. Pelo menos uma biblioteca universitária de cada um dos 7 países que falam a língua portuguesa, além do Brasil (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) serão contempladas.
O que você pode fazer para que a sua instituição receba um exemplar?
Se você deseja que a sua instituição ou organização receba um exemplar do livro, você tem três opções: 1) participar do lançamento do livro no dia 03/19 às 18h30 no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac e preencher uma lista com os dados de sua instituição, dirigente, endereço e telefone de contato; 2) enviar um e-mail a lapiserinha@hotmail.com com esses dados, ou 3) deixar os dados em uma lista disponível na Secretaria do Mestrado em Educação da Uniplac (a partir de 3/09).
Se você solicitar o livro, inscrevendo a sua instituição/organização por uma das formas acima, entraremos em contato para agendar uma atividade com seus professores (ou trabalhadores). Queremos promover um diálogo entre mestres (gente que aprendeu a pesquisar) com trabalhadores e dirigentes que não tiveram ainda essa oportunidade, sobre temática a definir conjuntamente. A comunidade científica precisa se aproximar e conversar com o mundo do trabalho, para que os resultados das pesquisas realizadas nos mestrados não sejam desperdiçados e contribuam para melhorar a educação, os serviços à população, o nível de consciência dos cidadãos sobre os problemas das comunidades e a vida em sociedade. Assim, juntos encontramos soluções condizentes com os princípios da ciência e da democracia.
O que podemos aprender lendo Toc! Toc! Toc! Eu quero entrar?
Os problemas abordados nos capítulos do livro tratam de vários temas. Três artigos tratam da leitura, da escrita e das bibliotecas escolares: lê-los leitura ajuda a entender por que estudamos tanto e aprendemos tão pouco! Por que o Brasil, sendo hoje considerado a 6 º economia do planeta, fica lá no final da fila dos países no ranking de educação básica (na posição 88!). Dois artigos abordam a difícil arte de avaliar na escola e a valorização dos saberes que os professores empregam para processar a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas: Trabalhar e incluir trabalhando com a recuperação da memória de professores e alunos. Outros dois capítulos tratam de problemas que enfrentamos no Brasil para incluir as populações do campo no rol de direitos à educação, aos meios digitais ou confrontando a experiência local com lutas e conquistas da Catalunha (Espanha). Dois artigos tratam das luta dos professores de Artes para serem incluídos na educação escolar e também na comunidade científica, luta que não terminou, pois ainda entendemos mal a contribuição que as Artes podem trazer para superar problemas graves da sociedade, promovendo valores humanos, cultura, ética e paz. Por último, dois artigos tratam das condições difíceis enfrentadas pelo estudante de nível superior que precisa trabalhar, e também dos dilemas daqueles que terminaram um mestrado ou doutorado (que são os egressos dos mestrados ou doutorados): como promover mudanças nos seus locais de trabalho a partir das pesquisas que fizeram? Este é um problema novo no Brasil. A partir do momento que temos cada dia mais mestres e doutores (16 mil doutores e mais de 33 mil mestres foram formados somente ano passado no Brasil), é necessário promover que os resultados de pesquisa sejam conhecidos por quem pode tomar decisões na sociedade. Esse diálogo não é fácil de ser processado. A forma de distribuição pensada para nosso livro, na região, propõe-se a fazer essa mediação entre gente que aprendeu a pesquisar (mestres) e gente que trabalha nos diferentes setores da sociedade, trabalhadores, gestores e políticos.
Conheça os autores e a sua inserção profissional:
Abel Varela - Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Professor Univest
Alessandra Rodrigues – Professora da Universidade Federal de Itajubá (INIFEI/MG) e bolsista CAPES/Universidade Aberta do Brasil
Cleusa Aparecida Feldhaus Silveira – Gestora do Centro de Educação Infantil Municipal São Sepé
Danielle Wolff de Camargo – Gestora da EMEB Professora Madalena Largura
Ilsen Chaves da Silva – Professora da Uniplac e integra equipe PROAP (Setor de Projetos e Apoio Pedagógico)
Jocemara Melo Pereira – Orientadora Educacional na EMEB Coronel Thiago de Castro
Maira Virgínia Xavier Cruz – Coordenadora do curso de Artes/Uniplac e Secretaria Municipal de Educação (Formação Continuada: Artes)
Marcia Cristine Araldi W. - Professora da Univest, Psicóloga clínica e Orientadora Profissional
Márcia de Jesus Xavier - Universidade Federal de Mossoró (UFM/BA)
Tânia Regina Antunes de Oliveira – Gestora auxiliar da EMEB Professora Madalena Largura
Vanir Peixer Lorenzini – Coordenadora do curso de Educação Especial da Uniplac; integra a equipe de Educação Permanente do curso de Medicina da Uniplac; assessora programas de Formação Continuada da SMEL quanto à inclusão escolar.
Ana Maria Netto Machado orientou as 11 dissertações dos autores, hoje Mestres em Educação, organizou a obra e obteve o financiamento da Fapesc para a sua publicação; esteve à frente da construção do primeiro Mestrado em Educação da Uniplac – Mestrado em Educação, desde 2004 e foi sua primeira coordenadora, até 2008; o Mestrado formou mais de uma centena de mestres em Educação até o momento. Ana Maria Integra a comissão para construção do doutorado em Educação da UNIPLAC, Coordena a Rede de Egressos: conhecimento para transformação social (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq), que promoveu em junho de 2012 o I Seminário Nacional “Conhecimento para transformação social: o papel dos egressos do stricto sensu” ( www.egressosseminariolages.com.br ); e participa do grupo internacional que desenvolve o projeto Université International Terre Citoyenne ( www. uitc-edu.org ).
Paula Clarice Grazziottin de Jesus – Professora da Uniplac e mestranda em Educação.Realizou a revisão geral de língua portuguesa da obra.
Texto escrito por Ana Maria Netto Machado
Claine Andrade
Assessoria de Imprensa

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