Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Centro de Zoonoses:Atividades normais retornam até o fim do mês, mas o trabalho não parou


O serviço de recolhimento de animais de rua do Centro de Zoonoses de Lages está temporariamente suspenso. A retomada das atividades está prevista para 30 de janeiro. No entanto, os animais tidos como agressivos, bem como os que estão em locais públicos e causam transtornos à população estão sendo recolhidos. A suspensão provisória se deu por necessidade de maior conhecimento do processo pela Secretaria da Saúde.

De acordo com o diretor da Secretaria da Saúde, Maurício Batalha, a partir da próxima semana o novo coordenador do Centro de Zoonoses assumirá o cargo. “Para a coordenação do Centro de Zoonoses, um biólogo foi escolhido para exercer a função, sob o critério que o prefeito Elizeu Mattos anunciou durante a campanha eleitoral, ou seja, pessoas certas nos lugares certos. Entretanto, os servidores efetivos mantém suas atividades normais desde o dia 1º de janeiro”, informa.


O recolhimento dos animais é um dos principais serviços do Centro de Zoonoses que, além deste, compreende o controle de animais sinantrópicos (pombos, ratos, morcegos), animais peçonhentos (cobras, escorpiões, aranhas), programa de combate à dengue, controle de vetores de animais e a instalação de microchips em animais que possuem lar. “Todos estes serviços estão em pleno funcionamento, tanto é que o lageano pode se dirigir ao local para a colocação dos chips nos animais, sem nenhum custo”, afirma o biólogo do Centro de Zoonoses, Márcio da Silva.

A maioria dos animais que estavam no Centro de Zoonoses já foi adotada. Os que ficaram estão sendo bem tratados. O centro disponibiliza hoje 1.350 quilos de ração canina adulta, 525 quilos de ração para filhotes e 200 quilos de ração para gatos. No dia 29 de janeiro será aberto um fórum de discussão sobre o controle de animais e bem-estar animal, registrado no Ministério Público. Vários órgãos públicos, em parceria com a Prefeitura de Lages, estarão envolvidos. “Vamos debater questões sobre os maus tratos de animais domésticos e levantar soluções”, explicou o biólogo.

Asses. perfeitura de Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva