Pesquisar este blog

sábado, 19 de janeiro de 2013

Craque? O Inter de Lages voltará a formar em casa

Paulo Henrique, do Atlético Mineiro, e Lucas Coelho, do Grêmio, são duas grandes revelações do futebol brasileiro no último ano. Além de bons de bola, eles têm pelo menos mais dois pontos em comum: são lageanos e tiveram que deixar a terra natal para perseguir o sonho de se tornar jogador de futebol. Mas isso deve começar a mudar a partir de 2013.
O projeto de reconstrução do Internacional de Lages, iniciado com eleição de José Carlos Susin, o Zezé, para a presidência do clube, em dezembro, incluirá a reestruturação das categorias de base. O trabalho com os jovens talentos será coordenado por dois ídolos colorados: Martinho Bin e Zé Melo. E eles não se credenciam para a tarefa apenas por seu passado de ídolos da camisa vermelha - em parceria, a dupla mantém escolinhas de futebol em Lages desde que encerrou a carreira, em meados dos anos 90.
Com a reestruturação das categorias de base, novas promessas do futebol brasileiro poderão dar seus primeiros passos na carreira no próprio Inter de Lages. Foi por falta de um trabalho organizado nas categorias de base que Paulo Henrique (atacante do Atlético Mineiro, que na próxima semana concorrerá ao prêmio de revelação do futebol mineiro em 2012) e Lucas Coelho (artilheiro do Grêmio na Copa São Paulo deste ano, feito que deve colocá-lo como titular da equipe principal no início do estadual do Rio Grande do Sul) precisaram deixar a cidade ainda bastante jovens. Lucas é, aliás, filho de um atleta formado pelo Inter de Lages: Glover Dutra, o Dutra, zagueiro colorado nos anos 70 e 80.
Martinho Bin é, ele próprio, um egresso das categorias de base do Internacional. Em 1976, quando começava a deixar os juvenis, ele estreou entre os profissionais - e acabaria se tornando o jogador que mais vezes vestiu a camisa colorada, com mais de 500 jogos em 18 anos de carreira. Zé Melo, maior artilheiro do país em 1992, segundo levantamento da revista Placar, foi formado nas categorias de base do Vasco da Gama, mas sua relação com o Colorado Lageano é indiscutível: ele é o maior artilheiro da história do clube, com 91 gols (dos quais há algum registro) marcados em três passagens pelo clube. Agora, Bin e Zé Melo poderão passar adiante a experiência que tiveram nos gramados - e também a experiência de vestir uma das camisas mais tradicionais do futebol catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva