A Cacimba estava abandonada, com o sistema de água obstruído, provocando o empoçamento. Isso gerava reclamações e problemas com a Vigilância Sanitária, até que a Secretaria do Meio Ambiente, já a partir de janeiro deste ano, elaborou projeto de revitalização daquele bem público. “A água que abastece a Cacimba vem de uma fonte situada nos fundos do prédio do SCC. Tivemos que desobstruir os canos e agora o escoamento das águas está normalizado”, contou Hampel.
A Cacimba fica a cerca de 100 metros abaixo da igreja Santa Cruz e suas águas teriam saciado a sede do Monge João Maria Agostini quando de sua passagem por Lages há mais de 100 anos. Com a implantação do sistema de água encanada, a Cacimba chegou a ser soterrada; em 1976, devido ao valor histórico, foi restaurada e mais tarde tombada pelo Patrimônio Histórico.
Foto: Toninho Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva