Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de maio de 2013

Meio Ambiente faz ajardinamento de áreas centrais de Lages

Depois de ter cultivado 25 mil mudas de flores de várias espécies, no Horto Municipal do bairro Caça e Tiro, o trabalho agora é direcionado para o plantio dos canteiros espalhados pela cidade

Já foram plantados, com flores cultivadas no Horto Municipal, os canteiros das praças João Costa, João Ribeiro, Largo da Catedral e os canteiros da praça da Bandeira. São flores sazonais de 12 variedades, entre elas calêndula, alisson (roxo e branco), repolho ornamental, cinerária, flox e amor-perfeito (nas cores amarelo, roxo e lilás).
O replantio das mudas, nos canteiros públicos, é coordenado pelo engenheiro agrônomo Giovani Tamazeli Guesser, enquanto que a coordenação do trabalho de cultivo, feito diretamente no horto, é de Antonio Xavier (Toninho). Além do plantio das flores por toda a cidade, priorizando canteiros centrais de avenidas, praças e logradouros públicos, faz-se também a doação de mudas para entidades públicas, escolas e creches, segundo Giovani.
As flores cultivadas no horto são de espécies adaptadas ao rigoroso inverno serrano, e depois de replantadas embelezam os canteiros geralmente durante seis meses. Giovani diz que o potencial do Horto das Flores é para o cultivo de 70 mil mudas; para se ter ideia da importância desta quantidade, o engenheiro diz que em 2012 a prefeitura de Lages comprou 35 mil mudas de flores, em floriculturas e granjas apropriadas, para o ajardinamento da cidade.
Neste ano, com o cultivo próprio, a administração municipal está tendo uma economia significativa. “Gastamos menos de R$ 2 mil para cultivar 25 mil mudas”, revela o secretário do Meio Ambiente, Mushue Hampel. “É o valor do custo das sementes e insumos, pois toda a mão de obra para este tipo de cultivo é originária do quadro de servidores públicos”, comenta.

Ciclo completo

No Horto das Flores, o ciclo de cultivo é completo. Faz-se a semeadura diretamente em bandejas plásticas, onde elas germinam em meio a uma adubação especial que inclui até hormônio. Depois de 45 dias elas são repicadas, ou seja, é feito o replantio em sacos plásticos com húmus dispostos em canteiros. Ali, protegidas por redes, completam o ciclo de crescimento até que alcancem 70 dias de vida, em média. Depois vão todas para os canteiros públicos, praças e jardins.

Foto: Toninho Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva