Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

Notícias do Legislativo lageano

Câmeras de Monitoramento para praças públicas
Mais segurança nas praças púbicas de Lages foi a solicitação feita pelo vereador Pastor Mendes, através do requerimento n.º 090/2013 aprovado pelo Plenário e que será encaminhado ao Comandante do 6º batalhão de Polícia Militar de Lages, Tenente-Coronel Adilson Moreira, ao Comandante da 2ª Região Militar, Tenente-Coronel Zinder Jose Guedes Cardoso e ao Chefe da Central Regional de Emergência, Major Celio Araújo de Oliveira. Mendes solicita que seja realizado um estudo de viabilidade, para se instalar nas praças púbicas câmeras de segurança.
De acordo com o legislador os moradores de Lages necessitam de espaços de lazer, lugares de simultaneidade e de encontros urbanos onde as formas de tempo e espaço devem ser propostas e criadas com uma sensação de maior segurança. Além de contribuir desta forma com a manutenção das praças evitando crimes contra o patrimônio publico. O vereador destacou ainda que muitas praças são usadas por marginais para o consumo de drogas, como vem acontecendo em grandes centros onde esses locais se transformaram em verdadeiras “Cracolândias”.
“Dá para controlar isso em Lages ainda, mas precisamos agir com urgência para que as praças sejam espaços de lazer seguro para famílias”, destacou.
Os vereadores Elói e Marião parabenizaram Pastor Mendes pela matéria e relembraram o caso da Joca Neves. “Tivemos como exemplo de praça tomada por usuários de drogas a Joca Neves, que depois de reformada na administração passada ganhou uma nova cara, e hoje virou novamente palco de grandes eventos e de lazer do povo lageano. Tomara que esta solicitação tenha êxito, para dar tranquilidade as pessoas que transitarem, especialmente nestes pontos tão importantes para os lageanos”, destacou Elói.
Em sua fala Marião destacou também a importância de tirar os jovens das ruas para que não se tornem mais um problema na sociedade. “Precisamos de uma política que retirem estes indivíduos destas ruas, a história nos mostra que quem tá na rua pode se tornar um viciado. É preciso criar a vontade neste individuo, e não se cria passando a mão na cabeça, nem chamando de vítima da sociedade, porque o que acontece na prática é o inverso deste ponto”, concluiu.

Título de Cidadão Lageano será entregue no legislativo

O vereador Elói Bassin, apresentou na sessão de segunda-feira (18), o projeto de Decreto Legislativo nº 011/2013, o qual concede título de Cidadão Lageano à Alurino Coelho Vieira. A horaria se dá pelos relevantes serviços prestados à comunidade. O título será entregue em Sessão Solene, no dia 10 de julho de 2013 às 19:00 horas, no Plenário Nereu Ramos.

Vereador questiona a procura pelos cursos e a divulgação do IFSC em Lages

As aulas do IFSC (instituto Federal de Santa Catarina) em Lages iniciaram no dia 14 de fevereiro de 2011, entre os cursos oferecidos estão técnicos de Agroecologia e Biotecnologia, com duração de um ano e meio. No total são oferecidas 40 vagas para cada curso, mas segundo informações retiradas do portal da instituição, nem todas as turmas estão preenchidas.
Para obter melhores informações sobre o funcionamento da instituição e até mesmo divulgar mais o insituto de educação em Lages, o vereador Anilton solicita por meio do requerimento 086/2013 informações sobre quais turmas estão em funcionamento, que tipo de publicidade vem sendo feita na região para divulgação dos cursos e deseja saber ainda se tem uma previsão para o início das aulas para o curso de mecânica.
“Precisamos divulgar mais a instituição. São cursos gratuitos oferecidos para qualificar a mão de obra dos nossos jovens”, afirmou Freitas.

Possível aprovação da PEC37 é repudiada pelo Legislativo

O vereador Marcius Machado apresentou na sessão deliberativa desta segunda-feira (17), uma moção de repúdio relacionada à PEC 37/2011.
O projeto, conhecido como PEC da Impunidade, que pretende tirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, modifica a Constituição Brasileira. Na prática, se aprovada, a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.
“Os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelo Ministério Público, que atua em defesa da cidadania de forma independente. Porque não termos mais um órgão fiscalizador, dando sequencia do seu trabalho”, questionou Marcius.
A moção foi aprovada por unanimidade pelo Plenário, e será encaminhado agora ao Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; ao Deputado Jorginho Mello e a todos os Deputados Federais; ao Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina, Lio Marcos Marin, aos Promotores Públicos do Ministério Público de Santa Catarina, que atuam na Vara Criminal da Comarca de Lages; e ao Procurador da República, Nazareno Jorgealem Wolff, para que juntos possam derrubar a emenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva