Com a adoção de gestão em seus procedimentos e zelo para com o gasto do dinheiro público, a Secretaria de Saúde de Lages está economizando até R$ 110 mil mensalmente apenas com a compra de oxigênio
No início do ano, seguindo as orientações da nova administração municipal, que prevê, entre outros pontos o uso racional dos recursos públicos e a implantação de uma gestão de trabalho profissional, a Secretaria de Saúde de Lages abriu um processo licitatório para o fornecimento de cilindros de oxigênio. Com isso, o gasto mensal que girava na casa dos R$ 200 mil teve uma redução significativa, estando hoje entre R$ 80 e 90 mil, para o mesmo volume de produto comprado.
A explicação para a redução é bem simples: cada cilindro de oxigênio com seis metros cúbicos, que antes era adquirido por até R$ 120,00, hoje está saindo por apenas R$ 45,00 e com um detalhe: a empresa que venceu a licitação é a mesma que já fornecia o produto para a Secretaria de Saúde. De acordo com os técnicos da secretaria, a diferença nos preços pagos está justamente no estabelecimento de regras claras e focadas na utilização dos recursos de maneira responsável.
A economia de recursos na compra do oxigênio é um exemplo que a secretária de Saúde, Cristina Subtil, quer implantar em todos os outros contratos de fornecimento de materiais para a pasta, gerando assim dinheiro para ser aplicado na melhoria dos serviços prestados para a comunidade. “Estamos seguindo exatamente a determinação do prefeito Elizeu Mattos: reduzir custos e ter transparência e responsabilidade no gasto do dinheiro público”, lembra o diretor de Saúde do município, Maurício Batalha.
Procedimentos administrativos
O prefeito Elizeu Mattos, quando informado da diferença paga no passado, R$ 120,00, e o que é pago hoje, R$ 45,00, ficou surpreso. “Agora começo a entender o que faziam com a saúde no passado, isto não cheira bem, isto é caso de polícia”, analisa. Segundo o procurador-geral do Município, Fabrício Reichert, por conta desta questão da compra de oxigênio, recentemente a Diretoria de Licitações da Prefeitura de Lages recebeu a visita de agentes da Polícia Federal, que na oportunidade solicitaram toda a documentação referente à compra de oxigênio para a Secretaria de Saúde dos anos de 2010/2012. “Tudo o que foi solicitado pelos agentes federais foi prontamente entregue e ao que sabemos, eles continuam as investigações para averiguar a regular aplicação dos recursos”, informa Fabrício.
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