O curso é organizado em três eixos temáticos. O um foi iniciado com reconhecimento de território, redes de atenção, conceitos, políticas e práticas de cuidado em saúde mental
A Secretaria de Saúde aderiu ao projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde. Até o fim deste primeiro semestre cerca de 380 profissionais que atuam na Atenção Básica passarão pelo curso de formação em saúde mental – crack, álcool e outras drogas. O projeto vem ao encontro da demanda dos profissionais que atuam no setor em todo o Brasil que, a partir do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que avalia a situação deste departamento da saúde pública no município, aponta os principais itens a serem melhorados.
Em Lages, o curso de formação é ministrado pelas tutoras e psicólogas Patrícia Pereira e Aline Bernardi. De acordo com Patrícia, a maior dificuldade apontada em nível nacional é a questão da dependência química. “Muitas vezes os profissionais se deparam com situações que não conseguem resolver ou mesmo orientar uma família adequadamente. Pensando nessa necessidade, o curso é focado no álcool e outras drogas, entrando no campo de saúde mental”, explica.
Entre os profissionais em processo de capacitação estão os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Técnicos e Auxiliares em Enfermagem. “Eles são a porta de entrada da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na atenção básica, e muitos deles moram na comunidade em que atuam. A inserção se torna mais fácil”, relata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva