A equipe dará uma nota geral sobre todos os quesitos apontados e, dependendo do resultado, ficará estabelecido o valor de recursos que o governo federal repassará ao setor no município
Representantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde, estão em Lages desde o dia 16 de janeiro para avaliar 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O processo termina nesta segunda-feira (27). Os resultados podem garantir repasses de recursos do governo federal à Atenção Básica de Lages. De acordo com a diretora de Atenção Básica, Paola Arantes, o PMAQ foi desenvolvido para contribuir na melhoria da qualidade de atendimento em todo o país. “Garante o direito do usuário receber bons serviços nas Unidades Básicas de Saúde”, relata.
Das 20 UBSs credenciadas, ao todo 37 equipes de Saúde da Família, quatro do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e oito de Saúde Bucal estão passando pela avaliação dos técnicos – um coordenador e seis avaliadores. Através de questionamentos, a equipe supervisiona toda a estrutura da Unidade de Saúde e seleciona usuários para saber como está o atendimento.
Este é o segundo ciclo de avaliações. Conforme a gerente de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Daniela da Silva, estão sendo verificados a estrutura física das Unidades de Saúde, o processo de trabalho e a satisfação do usuário. “Seguindo três vertentes que são equipar as UBSs, capacitar os profissionais e satisfazer o paciente, há a melhoria significativa no atendimento da atenção básica”, afirma.
Aplicação direta dos recursos
Os avaliadores darão uma nota geral sobre todos os quesitos apontados e dependendo do resultado, ficará estabelecido o valor de recursos que o Ministério da Saúde repassará à Atenção Básica do município. “Nosso foco é que o profissional trabalhe bem para atender o usuário de forma humanizada. Quanto melhor for a avaliação, maior será o recurso e isso refletirá diretamente na melhoria do serviço prestado”, diz Daniela.
Dos valores repassados, 60% serão destinados aos profissionais, como gratificação por desempenho, incentivado pelo Ministério da Saúde, já avalizado pelo poder público municipal, e os 40% restantes serão aplicados na melhoria da infraestrutura das UBSs, na aquisição de novos equipamentos e reposição de materiais, e capacitação dos colaboradores. Desde o primeiro ciclo de avaliações, a Atenção Básica já investiu nesses e outros quesitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva