Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

Procon: Índice de resolução de problemas é próximo de 80%

Segundo o coordenador Carlos Roberto, está havendo mudanças significativas no comportamento dos lageanos. Uma das mais importantes é que o cidadão, sempre que se sente lesado, está procurando o órgão de defesa do consumidor
O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Lages, órgão municipal responsável pela mediação nos conflitos que envolvem o cliente e o fornecedor de produtos ou serviços, realiza aproximadamente 80 atendimentos diários. Em comparação com o ano de 2013, houve um aumento da demanda da ordem de 15%. Segundo o coordenador Carlos Roberto Ribeiro Sousa, esses números sinalizam mudanças significativas no comportamento dos lageanos.
Uma das mais importantes é que o cidadão, sempre que se sente lesado, está procurando o órgão de defesa do consumidor. “O Procon é uma das instâncias apropriadas para resolver os problemas relacionados com as áreas de consumo e garantir os direitos do cliente que se sente lesado”, afirma Carlos Roberto. O Procon de Lages atende cerca de 1.500 processos por mês, com um índice de resolução próximo de 80%.
As áreas de consumo que geram as queixas mais significativas são a telefonia (60%), as instituições bancárias (20%), os grandes magazines (15%) e o comércio local (5%). Na avaliação do coordenador, a telefonia é uma área problemática por envolver questões econômicas presentes na vida diária dos brasileiros. Cobranças indevidas e o descumprimento de contratos que envolvem a modalidade “combo” (telefonia, internet e televisão a cabo) costumam provocar as reclamações mais significativas.
Na área bancária, recebe muitas reclamações relacionadas com empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Os problemas oriundos dos grandes magazines estão relacionados com garantias estendidas, juros abusivos e produtos defeituosos. O Procon de Lages, localizada na rua Martinho Nerbass, 29, atende no horário das 8h às 12h e das 13h às 19h. Informações podem ser obtidas pelo fone (49) 3229-2752.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva