“É bem mais fácil ter todos esses atendimentos aqui na comunidade porque aí gente não depende de ônibus e de horário. Aqui a gente pode vir a pé.” Denise dos Santos
As atividades realizadas de forma conjunta e inédita pela equipe de Saúde do Interior, da Secretaria de Saúde, na localidade de Cadeados, nesta quarta-feira (12), mobilizaram os moradores desta e da comunidade de Gramados. Mais de 100 atendimentos foram feitos no salão da igreja católica. A ideia dos organizadores é realizar a promoção e prevenção à saúde e propiciar maior acessibilidade da população aos serviços e programas ofertados pela secretaria.
Em torno de 25 profissionais estiveram à disposição com atendimento médico, de enfermagem, verificação de glicemia capilar e pressão arterial, avaliação antropométrica, coleta de exame Papanicolau e vacinação em adultos. A dona de casa Simiana de Fatima Pitz fez a coleta de material para o exame preventivo do câncer do colo do útero e depois recebeu uma massagem relaxante. Ela foi ao local acompanhada pelo marido e o filho. Os três aproveitaram para consultar o médico. “Essa ideia é muito boa. Aqui tem tudo”, diz.
Ação aprovada por todos
Quem também aprovou a iniciativa da administração municipal foi o agricultor Antônio Soares de Andrade. “Se tiver outras como esta, serão bem-vindas”, frisa. Os programas de Saúde da Criança, da Mulher, do Homem, Hiperdia, Bucal, zoonoses, lideranças comunitárias, voluntários, entre outros, foram parceiros. Houve atendimentos, repasse de orientações e distribuição de material informativo.
A coordenadora da equipe de Saúde do Interior, Diana Varela, diz que a ação será realizada mensalmente nas comunidades, que somam 23. “Queremos melhorar o acesso da população em zona rural aos serviços de saúde”, reforça. Para a maioria, esse acesso, especialmente no centro urbano, é dificultado pela distância geográfica. Para Denise dos Santos, da localidade de Gramados, o deslocamento até Lages é bastante complicado. “É bem mais fácil ter todos esses atendimentos aqui na comunidade porque aí gente não depende de ônibus e de horário. Aqui a gente pode vir a pé”, relata.
Atividades diferenciadas ao cotidiano em saúde como pintura de desenhos educativos no cantinho da criança, exposição fotográfica das atividades no interior no ano de 2013 e trabalhos artesanais fizeram parte do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva