Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de março de 2014

Semasa investe forte na melhoria do sistema de água

Novas redes, melhoria na capacidade e eficiência do sistema de tratamento, compra e instalação de novos “busters”, implantação de uma Central de Controle e Automação e treinamento de pessoal fazem parte dos investimentos
Os investimentos na melhoria do sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável feitos pela Secretaria Municipal de Água e Saneamento (Semasa), em Lages, tem sido significativos, conforme determinação do prefeito Elizeu Mattos. Em 2013 foram R$ 8 milhões, três vezes mais do que havia sido investido nos três anos anteriores. Isso, segundo o diretor de Saneamento, Vilson Rodrigues, diminuiu em 85% o número de reclamações da população junto à Semasa no que diz respeito à falta de água. “O sistema de distribuição é integrado. Uma melhoria feita em uma determinada área urbana reverte em benefício para toda a cidade”, explica.
Quatro novos geradores de energia foram adquiridos, dois deles implantados no ponto de captação de água, no rio Caveiras, e mais dois na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Popular. “Com estes geradores, não tem ocorrido mais a interrupção no sistema de distribuição de água devido a problemas com a queda de energia elétrica”, afirma.

Bela Vista e Pró-Morar


Os investimentos da Semasa abrangem, por exemplo, a implantação de novas redes, melhoria na capacidade e eficiência do sistema de tratamento, compra e instalação de novos “busters” (sistema automático de bombeamento), implantação de uma Central de Controle e Automação (CCA), treinamento de pessoal. “Na área urbana, onde estão situados os bairros Pró-Morar e Bela Vista, só para citar um exemplo, foram implantadas redes e instalados registros e válvulas de reajustagem de pressão da água”, enumera.
Ainda no primeiro semestre de 2014 será licitada a compra de um reservatório com capacidade para 300 mil litros de água que será implantado no Pró-Morar. “Estivemos recentemente em Criciúma, na superintendência da Caixa Econômica Federal, para tratar desse assunto. Para este reservatório existe verba federal já garantida”, afirma Vilson Rodrigues.

Central de Controle e Automação


Todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água da Semasa está ligado a uma Central de Controle e Automação (CCA), monitorada diuturnamente, e também em sistema de plantão (aos finais de semana e feriados). Com o CCA é possível ter em um painel computadorizado imagens reais das instalações físicas, e virtuais de todo o funcionamento do sistema de captação, tratamento e distribuição de água.
A equipe de operadores tem a visualização dos 20 reservatórios de água espalhados pela cidade e do sistema de bombeamento automático feito através de “buster” que exerce a pressão pneumohidráulica necessária para levar água aos pontos mais periféricos do sistema de distribuição. “Todas as reclamações são registradas e avaliadas e, desta forma, feitas as intervenções para o melhoramento do sistema de distribuição em todas as áreas”, ressalta Vilson Rodrigues.


Novos investimentos


Hoje a Semasa opera com uma capacidade de tratamento de 300 litros por segundo e conta com uma equipe de três engenheiros e mais a contribuição de três estagiários dos cursos de engenharia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). “A partir de 2013 a Semasa passou a ter engenheiros em seu quadro de pessoal; hoje há uma equipe desses profissionais em efetivo trabalho operacional, uma demanda fundamental do sistema”, confirma o diretor.
Segundo Vilson Rodrigues, os investimentos na melhoria de todo o sistema não param, pois não são poucos os problemas a serem enfrentados, entre os quais a existência de obsoleta rede de distribuição em muitos pontos da cidade, e o vazamento de rede. “Para que o problema da falta de água fosse resolvido, em todas as partes da cidade, é preciso, por exemplo, implantar redes novas. Ocorre que existem redes insuficientes para receberem o aumento da pressão de bombeamento e isso se resolverá com o tempo e com os novos investimentos que vem sendo feitos pela Semasa”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva