Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Acessibilidade no município é discutida em conjunto com entidades

“Mobilidade tem relação com qualidade de vida. Se pensar sob essa ótica, vemos clara a necessidade de padronizar os passeios públicos, permitindo que todos tenham acesso ao direito de ir e vir com segurança.” Jorge Raineski 
A Gerência de Acessibilidade da Secretaria de Planejamento realizou recentemente reunião a fim de consolidar o grupo que debaterá as questões acerca da acessibilidade no município. O objetivo do encontro foi direcionar as demandas, priorizando questões antigas e urgentes e definir diretrizes para serem discutidas em longo prazo, coletivamente.
Estiveram presentes o secretário de Planejamento, Jorge Raineski; o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Leoclides Manfred, e a diretora Vera Silveira da Silva; o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Lages (ASDF), João Carlos de Liz; o presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Advips), Adilson Mendes França, e o presidente da Associação dos Surdos de Lages (ASL), Luiz Gustavo Manfroi.


Em debate


Dentre as pautas estavam o projeto do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), do Ministério dos Esportes, que será implantado no bairro Cristal e visa incentivar a prática de modalidades convencionais e principalmente paraolímpicos; a questão das vagas de estacionamento prioritárias – será feito um levantamento das existentes, em parceria com a Diretoria de Transito (Diretran), com o objetivo de melhorar o aproveitamento das mesmas.
Os representantes das entidades expuseram as necessidades, sob o ponto de vista de cada um. Foram apontadas questões como a falta de acessibilidade nas secretarias e paradas de ônibus, e a preocupação com a descontinuidade dos passeios públicos que não proporcionam a segurança necessária para os portadores de necessidades especiais. Sobre essa questão, Raineski disse que está sendo elaborado projeto para padronização das calçadas. “Mobilidade tem relação com qualidade de vida. Se pensar sob essa ótica, vemos clara a necessidade de padronizar os passeios públicos, permitindo que todos tenham acesso ao direito de ir e vir com segurança”, detalha.

(Foto: Sandro Scheuermann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva