Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

Equipe do Hospital de Câncer de Barretos oferece 110 exames gratuitos em Lages

A população beneficiada foi previamente cadastrada junto à Secretaria de Saúde 
Na área frontal da Vigilância Epidemiológica, intensa movimentação de pessoas. Elas aguardavam a vez para serem atendidas pela equipe de profissionais do Hospital de Câncer de Barretos (SP), onde exames gratuitos eram realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), à população, desde cedo nesta terça-feira (8). Uma carreta com estrutura completa se manteve estacionada ao lado da Secretaria de Saúde.
A instituição ofereceu 50 exames preventivos ao câncer do colo do útero (Papanicolau), 40 de próstata e 20 de prevenção ao câncer de pele. A população beneficiada foi previamente cadastrada junto à Secretaria de Saúde. Uma barraca da Coordenadoria da Defesa Civil foi disponibilizada para profissionais e pacientes.
A enfermeira responsável pela unidade móvel, Creuza de Moraes Saure, comenta que o caminhão está na região Sul pela primeira vez. “Este é um serviço prestado há 16 anos no país. A meta é fazer até 130 exames em cada uma das 24 cidades do Estado por onde passarmos, com foco no diagnóstico precoce, se assim houver, possibilitando maior eficácia no tratamento se descoberta a doença cedo. Até agora foram atendidas 19 cidades de um total de 24. O primeiro município foi no dia 19 de março e o último desta remessa será no dia 15 de abril; são 32 dias de atendimentos fora de casa”, contabiliza. Consiste num trabalho que iniciou dentro das periferias de Barretos, com serviços prestados com uma bicicleta e uma mesa ginecológica.
Após o término desta maratona de viagens, a equipe retorna para Barretos, onde os materiais coletados serão analisados. Assim que os resultados ficarem prontos, seguem para Lages, quando a secretaria entrará em contato com a população para que busquem seus exames. Para a secretária de Saúde, Cristina Subtil, a prevenção deve ser feita todos os dias, assim também em relação ao câncer de mama. “O Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) chegou para que o público feminino seja ainda melhor atendido”, finaliza.

(Foto: Toninho Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva