O Hemosc de Joaçaba estará em Curitibanos, nesta segunda-feira (7), para cadastrar doadores de medula óssea. O cadastro será realizado na Unidade de Saúde do Centro, das 9 horas às 11h30’ e das 13h30’ às 17 horas.
De acordo com Mônica Beal, do Setor de Captação de Doadores do Hemosc, para se cadastrar, o doador pode estar alimentado, é preciso ter entre 18 e 54 anos e apresentar um documento de identidade com foto. Serão coletados apenas 5 ml de sangue para o cadastro junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
A probabilidade de se encontrar uma medula compatível na família é de 25%, no entanto, em 60% dos casos, não se consegue a medula com familiares, tendo de se buscar no Banco Nacional de Doadores. “A chance de conseguir uma medula compatível é uma em 500 mil, por isso, os doadores devem ter a consciência que, ao doarem a medula, estão salvando um vida”, ressalta Mônica. Com o cadastro no Redome, é possível identificar doadores compatíveis em qualquer parte do mundo e, após uma série de exames, o transplante é viabilizado.
Tatiana Ramos - AS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva