Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Agricultores de Rio Rufino participam do primeiro evento “Bloco de Produtor”

Com objetivo de esclarecer as dúvidas dos agricultores de Rio Rufino, aconteceu nessa sexta-feira (09) o primeiro evento sobre Bloco de Produtor. 
O prefeito Ademar de Bona Sartor realizou a abertura, em seu discurso comentou sobre sua importância e a oportunidade de sanar as dúvidas no evento. “Através das notas fiscais o município tem a oportunidade de crescimento e vocês estarão regularizados, podendo usufruir o beneficio previdenciário que é de direito” disse Sartor.
O encontro reuniu mais de cem agricultores municipais que tiveram a oportunidade de ouvir e interagir durante as palestras.
O Gerente Regional da Fazendo Estadual, Mario César Assink falou sobre a emissão da nota fiscal, o Auditor Fiscal da Receita Federal, Luiz Spricigo sobre Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, o Auditor Fiscal da Receita Federal, João Luiz Feldhaus falou sobre Contribuição de Produtos e Aposentadoria e o Assessor de Movimento Econômico da Amures, Adilsom de Oliveira Branco, sobre ME e a importância da nota fiscal de produtor rural. 
João Feldhaus falou sobre os benefícios para o Segurado Especial (produtor rural sem empregados) forma que é constituída a maioria das famílias agricultoras do município, e a parcela de 2,3 % contribuição para previdência social, que da direito ao agricultor a aposentadoria antecipada, para mulheres aos 55 anos e homens aos 60.
Luiz Spricigo informou sobre as declarações de ITR, e os benefícios para o município. O agricultor provando, através das notas, que a terra é produtiva, vai pagar menos imposto, e ainda, caso aja uma área de preservação permanente (APP) ou área de interesse econômico o proprietário legaliza a área e fica isento do valor, mas a área fará parte do valor do terreno.
“O ITR deve ser declarado pelo valor de mercado da propriedade, por exemplo, se o município tiver uma fiscalização própria, todo recurso arrecadado vai ser destinado a ele, trazendo assim melhorias para as famílias locais” comentou Spricigo.
Em um apanhado geral sobre as dificuldades encontradas pelos agricultores, os palestrantes informaram sobre a importância das documentações. Mario Assink deu mais informações sobre nota fiscal, não apenas para as regularizações, mas também em beneficio próprio do agricultor. “É hora de o produtor trabalhar em prol de produtor”.

Agnes Samantha - Assessoria de Imprensa
Associação dos Municípios da Região Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva