Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Carmen Zanotto participa da discussão do projeto de redução da jornada dos profissionais de enfermagem

Participantes da comissão geral que discutiu a jornada de 30 horas semanais para profissionais da enfermagem, realizada esta no Plenário da Câmara, defenderam a aprovação da proposta que garante esse direito à categoria (PL 2295/00). 
Vários parlamentares, entre eles a ex- deputada Carmem Zanotto, ressaltaram que durante a campanha presidencial, a então candidata Dilma Rousseff assinou um compromisso de apoiar iniciativas legislativas que garantissem 30 horas semanais para a enfermagem. “A categoria exige o cumprimento do compromisso agora, não em 2015; chega de promessas”, reivindicou.
Carmen Zanotto leu textualmente o documento da tribuna da Câmara: “Assumo com vocês, se eleita presidente da República, o compromisso de apoiar a aprovação de iniciativas legislativas que garantam a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem, como o Projeto de Lei 2295/2000, na Câmara dos Deputados, bem como as medidas necessárias para a sua implementação, uma prática que já presente em vários municípios e estados brasileiros”.
A pepessista lembrou que o projeto tramita na Casa desde 2000, já foi aprovado pelo Senado Federal, está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara desde 2009 e chegou a ser incluído na pauta do esforço concentrado em abril desde ano, mas foi retirado porque enfrenta resistência do Poder Executivo, que teme impacto no orçamento. A luta da categoria é assegurar isonomia com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
“Lutamos pela aprovação desta proposta há 14 anos. A jornada de 30 horas é um direito. Não dá mais para esperar. Chega de promessa. A enfermagem exige, quer, pede que se cumpra o que foi assinado agora, e não em 2015!”, disse conclamando os colegas parlamentares a lutar para que a matéria seja novamente pautada pela Presidência da Câmara.
Na sua fala, Carmen Zanotto, que é enfermeira, discorreu sobre a importância da categoria para a saúde da população. Segundo ela, a redução da jornada vai permitir que os profissionais de enfermagem, que são responsáveis pela assistência médico-hospitalar 24 horas, possam desenvolver suas atividades com dignidade, qualificação e profissionalismo.
“A enfermagem é muito mais do que uma profissão. A enfermagem é o cuidar, é sofrer junto até o último momento, quando não conseguimos recuperar a vida do nosso paciente e entregá-lo com dignidade ao seio de sua família”, finalizou Carmen Zanotto.

Fonte: Câmara dos deputados/ PPS
Foto: Gustavo Lima/Câmara dos deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva