A diretora de Vigilância em Saúde, Rose Cristina Possato Penso, frisa que o principal objetivo é a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, instituída em 2012 no país. Após as etapas macrorregionais virão a estadual (26 e 27 de junho, em Florianópolis) e a nacional (10 a 13 de novembro, em Brasília). Em Lages, nestes dois dias, estão sendo discutidos o desenvolvimento socioeconômico, fortalecimento da participação nas ações, financiamento, entre outros, em oficinas de estudos e debates.
Setor madeireiro na Serra
Os primeiros palestrantes foram Edna Maria Niero, médica de saúde do trabalhador no Cerest de Florianópolis e na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e o procurador do Ministério Público do Trabalho, Acir Alfredo Hack, que abordaram o financiamento da Política Nacional, discutindo iniciativas que podem ser aplicadas na região. “O trabalhador precisa de um ambiente seguro e salário justo, que são atualmente suas principais dificuldades”, dizem.Segundo o Ministério da Saúde, é desconhecida a área profissional em que mais há acidentes, de forma grave e fatal. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima a ocorrência de dois milhões de acidentes no mundo por ano. Conforme o INSS, em 2013 aconteceram 711 mil acidentes do trabalho no Brasil. Os segmentos profissionais mais perigosos distinguem-se por região. Na Serra, o setor madeireiro provoca os maiores índices.
A falta de formação na área específica ao trabalhador foi apontada pela médica como uma grande dificuldade. A doutora em Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, Maria Moura Corrêa, o secretário de Assistência Social de Lages, José Amarildo Farias, e o vereador Domingos Rodrigues também palestraram.
Foto: Sandro Scheuermann)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva